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Júlia Martins e Maria Eduarda Marques

52º Concurso Nacional de Presépios: obras ficarão expostas até janeiro na FAOP

Atualizado: 6 de jan.

19 presépios estão concorrendo ao prêmio na categoria de júri popular

O Concurso Nacional de Presépios, promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP, chega à 52ª edição. Desde 1972, o evento tem o objetivo de incentivar a produção de presépios artísticos e preservar este modo de expressão de religiosidade popular. 

As obras estão montadas e expostas desde o dia seis de dezembro, na Galeria de Arte Nello Nuno, no bairro Rosário, em Ouro Preto. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, de 9h às 12h e de 13h às 18h, e no sábado, de 9h às 13h.

O período de inscrições e pré-avaliação aconteceu entre outubro e dezembro, e os artistas interessados puderam se candidatar gratuitamente. Após a seleção, levando em consideração critérios de criatividade, originalidade, execução e técnica; 20 presépios foram organizados por número de identificação e título, sem a autoria, para evitar que essa informação influencie na votação popular.

Em 2024, os municípios participantes em Minas Gerais foram: Ouro Preto, Belo Horizonte, Contagem, Diogo de Vasconcelos, Montes Claros, Juiz de Fora, Itabira e Santo Antônio de Leite. Também estão concorrendo artistas de Jacareí, São Paulo, e de Curitiba, Paraná.

A votação foi dividida em duas categorias, Júri Técnico e Júri Popular, com premiação de R$ 3.500 para cada vencedor.

A Comissão julgadora da primeira categoria é composta por profissionais da FAOP e membros da sociedade interessados, e foi responsável por selecionar um entre os vinte presépios para ser o vencedor do Júri Técnico. A obra vencedora é o presépio intitulado “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, de autoria da fotógrafa e moradora de Ouro Preto, Ane Souz.


#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma fotografia emoldurada pendurada em uma parede branca. A fotografia dentro da moldura apresenta uma cena com uma figura segurando uma vela acesa e um objeto que parece ser uma coroa ou um cetro. A imagem é rica em detalhes e cores, com um fundo desfocado e com o menino Jesus da manjedoura em destaque. Abaixo da moldura, há uma etiqueta com o número "18" e o texto "1º LUGAR Júri Técnico".
“Eu sou o caminho, a verdade e a Vida” | Foto: Maria Eduarda Marques

Após acompanhar o processo de criação da mãe, artista plástica que participou de outras edições do concurso, Ane se inspirou e se inscreveu na 52ª edição. 

#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma peça de arte emoldurada em madeira rústica. No centro da moldura, há uma escultura em forma de estrela com um círculo no meio. Dentro do círculo, há uma representação artística da cena do nascimento de Jesus, com Maria e José ajoelhados ao lado do bebê Jesus em uma manjedoura. A escultura tem detalhes pintados à mão. No canto inferior direito da moldura, está assinado "Paula Lima".
Presépio que inspirou a criação de Ane Souz | Foto: Maria Eduarda Marques

“Eu tinha uma ideia que retrabalhei. A foto de fundo é de um reinado na capela do padre Faria, e a foto que eu usei por cima é o Cristo na manjedoura, do presépio da igreja de São Francisco de Assis. O menino é da igreja de São Francisco, e isso tem um motivo especial, porque São Francisco foi a primeira pessoa a fazer um presépio, há mais de 800 anos”, explica Ane sobre o processo criativo por trás do presépio vencedor.

Ela conta que o maior desafio foi pensar em um presépio a partir de técnicas da fotografia, principalmente por estar habituada a trabalhar com o fotojornalismo e a fotografia documental. Para ela, o concurso proporcionou uma chance de trabalhar com a fotografia de uma forma livre, o que possibilitou o desenvolvimento artístico. “Foi a primeira vez que usei a técnica de múltipla exposição na pós-produção, e isso foi capaz de criar uma nova narrativa.”

Tais aspectos foram decisivos para que a obra se destacasse. “Essa técnica exige não apenas habilidade, mas uma visão artística para escolher imagens que transmitem significados, contrastes ou harmonia, refletindo a intenção do fotógrafo”, conta César Teixeira de Carvalho, da Assessoria Técnica de Promoção e Extensão da FAOP.

As demais obras continuarão anônimas até a apuração dos votos do  Júri Popular, que segue com a votação aberta até seis de janeiro. Os interessados podem participar através de formulário, ou presencialmente, na Galeria.

A votação popular desempenha um papel fundamental na visibilidade e valorização do concurso, ao envolver a comunidade de forma ativa no processo de escolha das 19 obras concorrentes. 

De acordo com César, a Galeria recebeu 1348 visitantes na 51ª edição. Nesta edição de 2024, o público visitante e votante ainda está em levantamento.


 A imagem mostra um caderno aberto com anotações manuscritas na página esquerda e uma página em branco à direita. Na página direita, há uma caneta preta colocada diagonalmente e cédulas intituladas "CÉDULA DE VOTAÇÃO" com o subtítulo "PRESÉPIOS". As cédulas contém uma grade de números de 01 a 20, com instruções para marcar apenas uma opção. O número 18 está marcado com um quadrado preto. As anotações manuscritas na página esquerda incluem datas e números repetidos de 10/12/24 e 11/12/24.
Cédula de votação - Júri Popular | Foto: Maria Eduarda Marques

“Esse ano está bem mais dividido e bem mais diversificado do que no ano passado, parece que o pessoal se aperfeiçoou”, destaca Anísio de Paula, porteiro da Galeria.

Além da exposição das obras concorrentes, a Fundação irá exibir o acervo de presépios de outras edições, com curadorias específicas. A partir do dia 18 de dezembro, a Mostra “Presépios: Tradição Viva, Leituras e Releituras” estará disponível para visitação na Galeria.

O acervo da Fundação também conta com outras exposições. Confira:

  • Passado Presente, do artista Manoel E. Otoni; 

  • Marias, da artista Ana Fátima Carvalho;

  • Oratórios na contemporaneidade: Reinvenções, da artista Flávia de Moura Rangel. 


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