top of page

Câmara de Mariana inclui Procissão das Almas no calendário municipal

  • Gustavo Batista e Paulo César Gouvêa
  • 16 de jun.
  • 3 min de leitura

Ouça a notícia na íntegra:


Iniciativa garante apoio institucional à tradição centenária e reforça o potencial da procissão como atrativo do turismo religioso.


 Procissão religiosa noturna com participantes em túnicas brancas e capuzes, segurando velas. A cena ocorre diante de um prédio antigo, em uma rua de paralelepípedos. A iluminação suave cria uma atmosfera solene, com alguns observadores ao fundo.
Tradição é realizada anualmente na noite da Sexta-Feira da Paixão. |  Foto: Giovanna Marçal do Movimento Renovador de Mariana

A Procissão das Almas, tradicional cortejo marianense que ocorre há 175 anos, foi incluída oficialmente no calendário oficial do município. O documento, aprovado  em  2 de junho, possibilita o apoio financeiro e de divulgação por parte da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Lazer e Turismo. Com a aprovação do projeto, organizadores do evento e Secretaria devem acordar sobre critérios e calendário de repasses.


De autoria do vereador Marcelo Macedo, o Projeto de Lei 207/2025 foi pautado durante a 18° reunião ordinária da Câmara Municipal de Mariana, e insere a Procissão oficialmente na noite da Sexta-Feira da Paixão, data em que já era tradicionalmente realizada.


Raimunda Maria dos Anjos, integrante do Movimento Renovador de Mariana — organização promotora da Procissão das Almas há mais de 35 anos —, afirmou ao Jornal Lampião que a inclusão no calendário municipal é um marco importante para  a manifestação, que atualmente conta com a ajuda de amigos e incentivadores.


“Ser incluída no calendário municipal, para nós, que cuidamos com carinho, é um marco importante, pois o marianense quer manter tradições”, sublinha a educadora, popularmente conhecida como Dica.


Na oportunidade, Dica pontuou que a atual organização não possui lista de nomes ou endereço dos participantes, para que todos possam participar livremente, apenas se apresentando no horário marcado.


Foto de grupo com treze mulheres adultas e idosas sorrindo diante de uma porta de vidro com moldura vermelha. Em ambiente interno colorido e acolhedor, nove estão em pé e quatro sentadas, vestindo roupas casuais variadas. A cena transmite alegria, união e senso de comunidade.
O Movimento Renovador de Mariana, fundado em 1987, é uma associação pautada em promover e fortalecer os vínculos de diferentes grupos sociais e culturais da cidade de Mariana desde 1987. |  Foto: Instagram do Movimento Renovador de Mariana

Ana Cláudia Rôla Santos, uma das organizadoras do evento, acredita que o possível apoio será importante e esclarece que há diversos elementos nos quais o auxílio financeiro poderá ser aplicado. “Precisa de apoio para tudo, produção executiva, confeccionar novas túnicas, refazer os adereços, contratar músicos e fazer o registro de fotos e vídeos”, explica.


Segundo o vereador Marcelo, além do reconhecimento, a inclusão torna a Procissão uma vitrine de valorização das tradições locais, bem como a fomentação do turismo religioso na região.


“É um ganho para além do reconhecimento, o município terá interesse de promover essa Procissão das Almas, até mesmo para fazer parte do seu patrimônio cultural e fazer uma divulgação. Acho que é interessante você mostrar isso para fora da cidade Mariana”, explica.


Procissão religiosa noturna com participantes em túnicas brancas e capuzes, segurando velas que iluminam suavemente a cena. Eles ocupam uma rua de paralelepípedos diante de um prédio antigo, sob uma atmosfera solene. Observadores sem trajes cerimoniais acompanham ao fundo.
 À frente, o penitente, portador da cruz, indica o itinerário: iniciando da Confraria de São Francisco do Cordão, na Rua Dom Silvério, aos 5 minutos do Sábado da Aleluia. | Giovanna Marçal do Movimento Renovador de Mariana

Ele ainda esclarece que, além de futuros acordos entre organizadores e Secretaria, a Câmara ainda pode auxiliar na conversa. “Agora é função deles procurar a Secretaria de Cultura e sentar para decidir, mas a gente pode auxiliar nisso também, podemos ser um mediador dessa conversa para ver o que pode ser feito”, explica.


A procissão das almas 


Realizada anualmente na noite da Sexta-Feira da Paixão, se entendendo até a madrugada do Sábado de Aleluia, a Procissão é uma das manifestações culturais mais emblemáticas do município. O cortejo reúne moradores e visitantes vestidos com túnicas brancas, carregando velas e ossos, percorrendo as ruas do centro histórico da cidade, ao som de marchas fúnebres e correntes sendo arrastadas. 


Ao longo dos anos, o cortejo recebeu centenas de participantes, desde fiéis a passageiros curiosos. Durante muito tempo era um conhecimento popular da cidade, sem divulgação.


 Imagem da Procissão das Almas em Mariana, em frente à Catedral da Sé. Figura encapuzada segura uma caveira com vela acesa. Ao fundo, fiéis acompanham a cerimônia noturna.
O cortejo em frente a Catedral da Sé, em sua última edição. | Foto: Giovanna Marçal do Movimento Renovador de Mariana

“Essa tradição surgiu na década de 80 com um grupo de jovens integrantes do bloco Folia Nossa e com o Movimento Renovador de Mariana”, explica Ana Cláudia Rôla, que além de uma das organizadoras do evento, é também coordenadora do Museu Alphonsus de Guimaraens.


Ela explica que, no princípio, o evento havia sido inspirado apenas pela lenda “A Procissão do Miserere”, resgatada por Waldemar de Moura Santos, fundador da Academia Marianense de Letras. Hoje, além dela, vivencia-se também a lenda da Mulher da Pena, incorporada na Procissão pela professora, folclorista e escritora marianense Hebe Rôla.



留言


bottom of page