RADAR | Notas da semana 20 a 27 de Novembro
- Lampião Digital
- há 18 horas
- 8 min de leitura
Atualizado: há 36 minutos
47ª edição
Ouça na íntegra pelo Spotify do Lampião:
ITABIRITO | Semana da Consciência Negra
MARIANA | 15ª Copa Estrada Real de Handebol
MARIANA | Final da Primeira Divisão de Mariana
OURO PRETO | Novembro Negro
OURO PRETO | Audiência Pública Saneouro
OURO PRETO | Van Itinerante para emissão de RG
OURO PRETO | Programa Físico de Ouro
OURO PRETO | Política de prevenção ao suicídio
OURO PRETO | Aulas gratuitas de música e dança
Artur Corrêa e Sofia Leal
MARIANA | Cidade recebe a 15ª edição da Copa Estrada Real de Handebol
O handebol está movimentando Mariana neste mês de novembro. A cidade é palco da 15ª edição da Copa Estrada Real, competição que reúne equipes de diversas regiões de Minas Gerais e consolida-se como uma das mais tradicionais da modalidade no estado.
As partidas estão acontecendo nas quadras do CRIA e da Arena Mariana, com entrada gratuita, nos períodos da manhã e da tarde, com início às 8h da manhã. O torneio foi dividido em duas etapas: de 14 a 16 de novembro, jogaram as equipes da categoria adulta, masculina e feminina; já entre os dias 20 e 23 de novembro, será a vez das categorias sub-16 e sub-18 entrarem em quadra.
Além da disputa pelos títulos, a Copa Estrada Real representa um importante momento de integração esportiva e de fortalecimento do handebol marianense. A competição já faz parte do calendário esportivo da cidade, com todas as edições realizadas em Mariana. A próxima edição, inclusive, já está confirmada e seguirá a tradição de sempre acontecer ao final do ano. A expectativa é sempre de grandes jogos e muita emoção ao longo dos dias do evento.
OURO PRETO | Câmara discute reajuste tarifário da empresa Saneouro em audiência pública
Na próxima quarta-feira, dia 26 de novembro, a Câmara Municipal de Ouro Preto, realizará a 30ª Audiência Pública com objetivo de discutir a política de reajuste tarifário da Saneouro, empresa responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto em Ouro Preto. A discussão será no Plenário da Câmara Municipal da cidade, às 18h.
A audiência foi solicitada pelo vereador Kuruzu (PT). Ela deve reunir representantes da Secretaria Municipal de Água e Esgoto, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico do estado, da Saneouro e lideranças comunitárias e especialistas na causa.
Segundo o vereador, só no ano de 2025, a tarifa da empresa, referente ao consumo mensal dos moradores, aumentou em cerca de 10%, o que indica uma possível falha no processo de consulta pública e na legislação que prevê a participação popular no processo de revisão tarifária.
OURO PRETO | Prefeitura promove programação dedicada ao dia nacional da Consciência Negra
Nesse mês, a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Ouro Preto promove o Novembro Negro, um mês de celebrações dedicado à valorização da cultura afro-brasileira, à memória, à resistência e à luta por igualdade racial.
A programação, que vai do dia 8 à 27, reforça a importância do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e conta com rodas de conversa, apresentações culturais e ações gratuitas diversas organizadas na Casa de Cultura Negra,localizada ao lado da Igreja Matriz de Santa Efigênia, na Câmara Municipal e no bairro Padre Faria.
Os destaques desta semana são:
20/11 - Quinta-feira - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
16h - Roda de Conversa " Comunidade de Terreiro".
19h - Concerto didático das Oficinas de Musicalização baseadas em saberes tradicionais afro-brasileira
Local: Casa de Cultura Negra
23/11 - Domingo
16h - Roda de conversa com Roda de samba “Filosofia do samba e seus fundamentos - Memória, ancestralidade e patrimônio."
Local: Casa de Cultura do Padre Faria e Praça Agostinho Ferreira Guimarães
Para conferir a programação completa, até o dia 27, acesse o site e o Instagram da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Isabele Galvão e Paulo Henrique Sales
OURO PRETO | Audiência pública discute política de prevenção ao suicidio
No dia 24 de novembro, vereadores de Ouro Preto vão debater o Projeto de Lei nº 860/2025 em uma audiência pública na Câmara Municipal. O PL trata da criação da Política Municipal Permanente de Prevenção e Posvenção do Suicídio e Autolesões, e destina-se, principalmente, a adolescentes, jovens e grupos em situação de vulnerabilidade.
O projeto, proposto pela vereadora Lilian França (PP), será debatido às 17 horas no plenário da Câmara Municipal, localizada à praça Tiradentes, centro de Ouro Preto, em sessão aberta à população. “A gente busca ouvir a todos para que a gente faça uma construção coletiva. O número crescente de pessoas com adoecimento mental, com sofrimento mental, é uma realidade que está batendo a toda hora nas nossas portas, nas nossas casas”, diz Lilian.
A política prevê a implantação de programas e projetos nas escolas municipais, unidades de saúde e assistência social, conselhos municipais e organizações da sociedade civil, para aplicação de práticas grupais, ativas e participativas. O Projeto de Lei propõe, também, a ampliação dos atendimentos em saúde mental na rede básica e primária do SUS.
Se a política for aprovada, o município deverá criar o Comitê Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio e Autolesão, com caráter ativo, participativo, operativo, consultivo, propositivo e de avaliação das ações. Este comitê será composto por representantes da sociedade civil, conselhos municipais, profissionais da saúde, educação e assistência social, demais órgãos competentes e especialistas convidados.
OURO PRETO | Câmara disponibiliza Van Itinerante para emissão de RG
A Câmara Municipal de Ouro Preto lançou uma nova edição do programa Van Itinerante, um veículo equipado que percorre a cidade oferecendo serviços básicos e essenciais para os cidadãos ouro-pretanos. Dessa vez, o objetivo do programa é facilitar o acesso da população para emissão do RG. Serão visitados bairros e distritos mais afastados de Ouro Preto, como o subdistrito da comunidade de Mota e o distrito da Serra dos Cardosos, que foram os primeiros locais atendidos desde outubro, quando o programa teve início.
O próximo atendimento será no dia 25 de novembro, na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, no subdistrito de Bocaina. A programação semanal é divulgada no Instagram da Câmara Municipal, que indica os horários e bairros que serão atendidos. “A Van Itinerante representa um avanço fundamental no atendimento à população. Com ela, hoje conseguimos levar a confecção de identidade às regiões antes desassistidas. Esse trabalho não é apenas operacional, ele é social, é inclusão e oportunidade”, enfatiza Cláudia de Araújo Gontijo, coordenadora do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Ouro Preto.
As senhas são distribuídas por ordem de chegada e os documentos necessários são certidão de nascimento original e legível para solteiros, além de comprovante de residência atualizado. Para pessoas casadas, é necessária a certidão de casamento e para as pessoas separadas, divorciadas ou desquitadas, é obrigatória a apresentação da certidão de casamento com averbação, também original e legível.
Os documentos de identidade devem ser renovados de acordo com a validade, que varia conforme a idade. Para menores de 12 anos, a renovação deve ser realizada a cada 5 anos e, para os demais, a validade do RG é de 10 anos.
OURO PRETO | Programa Físico de Ouro oferece projetos voltados à atividade física
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Ouro Preto está oferecendo uma série de atividades para estimular a população à prática de exercícios físicos e hábitos de vida mais saudáveis. O programa Físico de Ouro foi criado em dezembro de 2023 pela Lei n°1434, que instituiu a Política Municipal de Lazer e Esportes, a partir da qual são propostas diversas modalidades, como dança, ginástica e treinamento funcional, entre outros.
O programa engloba diversos projetos, como o Bem Viver, Dance Mais, Funcional Combat, CONFI-Movimenta Mais, Zumba e Lar em Movimento. O Bem Viver oferece aulas de ginástica para adultos e idosos em diferentes pontos da cidade, incluindo a sede, Parque da Candeias e distritos como Santo Antônio do Salto. Já as aulas de Funcional Combat são ofertadas em diversos distritos, como: em Antônio Pereira, às 18h30 das segundas e quartas-feiras; em Santo Antônio do Leite, às 18h20 das terças e quintas; e em Serra do Siqueira, também às terças e quintas a partir das 17h.
O programa inclui ainda o Lar em Movimento, projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no Lar São Vicente de Paulo. A iniciativa realiza atividades físicas e lúdicas com as pessoas residentes do local, estimulando as capacidades cognitivas, o bem-estar físico e a saúde mental dos idosos atendidos.
As aulas são gratuitas, em diversos horários, e acontecem em espaços públicos da região central e nos distritos. As inscrições para as atividades podem ser realizadas diretamente nos locais de aula, que podem ser consultados pelo telefone (31) 3559-3216.
Bianca Gonçalves, Luiz Carlos Diniz e Pedro Lotti
ITABIRITO | Município celebra semana da Consciência Negra
A semana da Consciência Negra será celebrada em Itabirito entre os dias 16 e 23 de novembro, com uma programação cultural e educacional voltada para as raízes afro-brasileiras e à promoção da equidade racial.
As ações ocorrem em diferentes pontos da cidade e contam com atividades gratuitas desenvolvidas em parceria com órgãos públicos, coletivos e artistas locais.
A semana da consciência negra começou no domingo, 16, com a exibição de filmes no Cine Teatro Liz Bastos. Na próxima quinta, 20, data que marca o dia nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, a programação terá início às 16h com a Berimbalada do Grupo Cativeiro, que sai da praça da estação com destino ao Cine Teatro. A programação segue com uma roda de Roda de Capoeira e Maculelê. Às 18h, o Cine Teatro receberá a entrega de medalhas Zumbi dos Palmares e a exibição do filme Malês, dirigido por Antônio Pitanga. No próximo domingo, 23, haverá o encerramento da programação, também no Cine Teatro, com uma apresentação do grupo Canarinhos de Itabirito.
Nos próximos dias, o evento contará com fórum de discussão, rodas de conversa, oficinas e apresentações musicais.
Para conferir a programação completa, acesse o instagram da Prefeitura de Itabirito.
MARIANA | Final da Primeira Divisão do Campeonato Municipal de Mariana de 2025
A final do campeonato municipal de futebol amador deste ano, conhecido como Primeira Divisão de Mariana, é disputada entre os times 7 de Outubro, de Padre Viegas, e Águia de Ouro, do bairro Cabanas. A partida de volta, que será disputada no campo do União, com entrada franca, em Passagem, ocorrerá no sábado, 22, às 14h30. O jogo contará com mando de campo do Águia de Ouro. No último domingo, 16, em Padre Viegas, o primeiro jogo terminou empatado em 3 a 3, deixando a decisão em aberto para o segundo jogo.
O confronto é uma reedição da final do ano passado. Enquanto o 7 de Outubro busca por um resultado diferente da última edição, quando o Águia de Ouro ficou com o título de campeão, a equipe do Cabanas busca o tetracampeonato consecutivo.
Para mais detalhes sobre a Primeira Divisão Municipal de Mariana e outros eventos esportivos, acesse o instagram da Liga Esportiva.
OURO PRETO | Prefeitura oferece cursos de música e dança gratuitos
A Prefeitura de Ouro Preto oferece atividades gratuitas de educação artística, flauta doce, tambor e dança.
As aulas de música são ofertadas na Casa da Juventude do bairro Bauxita, em Ouro Preto, às quartas-feiras, das 18h às 20h, e na Casa da Juventude do distrito de Cachoeira do Campo, às segundas-feiras, das 14h às 19h30.
Também são ofertadas aulas de dança na Associação do Bairro São Cristóvão, às segundas-feiras, a partir das 18h00, logo após às 20h00, na Associação do Morro do Cruzeiro. As terças-feiras, às 18h30, na Quadra da Associação dos Moradores de Saramenha e às 20h20, na academia Corpo, no bairro água limpa. As quartas-feiras, no centro cultural do bairro Piedade, às 18h30 e no Clube Nossa Senhora da Saúde no Morro São Sebastião. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente no local das aulas. A faixa etária mínima para participação é de 6 anos. No caso de crianças e jovens, é necessário preencher um questionário simples no primeiro dia, com informações como nome completo, idade e contato do responsável. Para menores de idade, a presença do responsável no momento da inscrição é obrigatória. Adultos não precisam preencher formulário, basta comparecer às aulas nos dias e horários indicados para se inscrever.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 99231-2445 ou através do site da Prefeitura de Ouro Preto.









Comentários