RADAR | Notas da semana de 31 de julho a 06 de agosto de 2025
- Lampião Digital
- 31 de jul.
- 5 min de leitura
Atualizado: 20 de ago.
46ª edição
Ouça na íntegra pelo Spotify do Lampião:

Mariana | Conferências são realizadas para promover diálogo sobre políticas públicas e saúde local;
Itabirito |Festival Roteiro dos Sabores abre votação popular para seleção de pratos;
Ouro Preto | Abertas as inscrições para as turmas do 2º semestre do Núcleo de Arte & Ofícios da FAOP;
Mariana | Governo Federal abre canal para manifestações sobre o Acordo do Rio Doce;
Ouro Preto | Festa da Lapa é reconhecida como patrimônio imaterial de Ouro preto;
Mariana | Recursos do Novo PAC Seleções é destinado à saúde básica e modernização de serviços;
Mariana | Conferências são realizadas para promover diálogo sobre políticas públicas e saúde local
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promove conferências com o objetivo de ouvir a população sobre melhorias na saúde local.
Os eventos começaram no dia 24/07 e vão até 19/08, e já ocorreram no distrito de Santa Rita Durão e em Passagem de Mariana. A participação é aberta ao público e os próximos encontros ocorrem em Furquim, Cachoeira do Brumado, Monsenhor Horta, Padre Viegas e no bairro Cabanas.
As reuniões, chamadas de pré-conferências, debatem assuntos que serão pautados na XV Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada em 22 e 23 de agosto no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães. O tema da Conferência esse ano será “Saúde com equidade: integrando saberes, fortalecendo redes e valorizando a saúde mental”.
Para conferir o cronograma, acesse o site da Prefeitura Municipal.
Lívia Franco e Pedro Vitor Silva
Itabirito |Festival Roteiro dos Sabores abre votação popular para seleção de pratos
O Festival Roteiro dos Sabores traz a gastronomia do Circuito do Ouro, com foco na valorização da culinária identitária regional e a preservação de saberes tradicionais. Reúne mais de 80 empreendimentos de três municípios: Itabirito, Santa Bárbara e Barão de Cocais.
O evento começou com capacitações sobre técnicas e práticas de produção culinárias. Finalizada a etapa de formação, agora os participantes irão submeter à votação popular os produtos desenvolvidos durante o Festival. O formulário para a eleição está disponível até o dia 10 de agosto. Os seis pratos mais votados vão integrar a programação da “Saideira - Feira Gastronômica Musical”, marcando o final do evento em duas edições, que acontecem no dia 30 agosto, em Acuruí, distrito de Itabirito; e no dia 7 de setembro, na Estação Ferroviária, em Santa Bárbara.
Os pratos e produtos escolhidos pelo voto popular concorrem ao título de “Produto de Ouro – História e Sabor Mineiro”, atribuído a pratos da culinária mineira e feitos com produtos da região. Para o idealizador e produtor executivo do festival, José Carlos de Oliveira “o festival destaca a riqueza da cozinha mineira, marcada pela fusão das tradições indígenas, africanas e portuguesas”, afirma.
A iniciativa é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com apoio do Grupo Avante, da Associação Comunitária de Acuruí, distrito de Itabirito;
do Instituto Gastronômico Colher de Pau, de Barão de Cocais; e das Secretarias dos municípios de Itabirito, Santa Bárbara e Barão de Cocais.
Lívia Franco e Pedro Vitor Silva
Ouro Preto | Abertas as inscrições para as turmas do 2º semestre do Núcleo de Arte & Ofícios da FAOP
A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) oferece vagas para o segundo semestre de 2025 em 24 modalidades de cursos livres gratuitos nas áreas de artes plásticas e visuais, música e oficinas de ofícios, todos do Núcleo de Arte & Ofícios e com duração de um semestre.
As inscrições, que tiveram início no dia 29 de julho, irão até o dia 06 de agosto e devem ser realizadas por meio de formulário online disponibilizado no site da FAOP e nas redes sociais da fundação.
São oferecidos cursos na modalidade presencial e online, destinados a públicos de diversas idades, independente do grau de escolaridade e sem a necessidade de especialização ou conhecimento prévio sobre as áreas oferecidas. As matrículas serão confirmadas por email a partir do dia 08 a 14 de agosto.
Os cursos que ocorrem na modalidade presencial, irão ocorrer na sede do Núcleo de Arte & Ofícios da FAOP, localizado na Praça Antônio Dias, nº 80, Bairro Antônio Dias, Ouro Preto. Já os cursos onlines serão ministrados pela plataforma Google Meet. Confira aqui o cronograma dos cursos ofertados.
Julia Zago e Juliana Siqueira
Mariana | Governo Federal abre canal para manifestações sobre o Acordo do Rio Doce
No dia 23 de julho, o Governo Federal lançou um novo canal de ouvidoria para o recebimento de manifestações e pedidos relacionados ao Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce. A plataforma surge como uma medida provisória, até que a criação e estruturação da ouvidoria oficial do Acordo seja implementada.
O canal têm como objetivo garantir um meio de contato mais direto entre os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal e as pessoas atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG).
O canal é disponibilizado por meio do sistema Fala.BR e, para registrar uma reclamação através dele, é preciso acessar o site do canal Fala.BR, onde o cidadão deve clicar na seção “Ouvidoria” e selecionar “Nova manifestação”. Em seguida, escolher o tipo de manifestação desejada e selecionar o assunto “Acordo do Rio Doce”, além de preencher os dados solicitados antes de enviar o pedido.
Depois que o pedido for gerado, os requerentes poderão acompanhar o encaminhamento das suas manifestações pelo número de protocolo indicado, verificando se foram respondidos e para qual órgão a solicitação foi encaminhada.
Para mais informações, acesse o site do gov.br, ou caso seja necessário, realize um pedido por meio da ouvidoria.
Julia Zago e Juliana Siqueira
Ouro Preto | Festa da Lapa é reconhecida como patrimônio imaterial de Ouro preto
A partir desta quinta-feira, dia 31 de julho, acontece a 25a edição da Festa da Lapa, no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto. Uma das festas mais tradicionais da região, o Jubileu em Honra a Nossa Senhora da Conceição da Lapa, também conhecido como Festa da Lapa, completa seus 300 anos e se torna Patrimônio Imaterial do Município de Ouro Preto.
A cerimônia de abertura começará às 19h, no Adro da Igreja Queimada, com exibição de um documentário sobre os 300 anos de devoção à Virgem da Lapa, a entrega da “Honraria de Reconhecimento Religioso” e assinatura do decreto de tombamento de reconhecimento do evento como patrimônio imaterial.
O evento conta com uma programação que vai do dia 31 julho a 15 de agosto, com celebrações eucarísticas, procissões, romarias, homenagens à padroeira e atividades culturais. A festa ocorre no Santuário Mariano Arquidiocesano, conhecido como Gruta de Nossa Senhora da Lapa, e é organizada pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.
A Festa da Lapa, realizada com apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Arquidiocese de Mariana, ainda inclui nesta 25ª edição, homenagens ao Dom Airton José dos Santos, pelos 40 anos de sacerdócio, e ao Padre Marcelo Moreira Santiago, pároco local, pelos 35 anos de ordenação.
Para conferir a programação completa acesse o site da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Julia Zago e Juliana Siqueira
Mariana | Recursos do Novo PAC Seleções é destinado à saúde básica e modernização de serviços
O Governo Federal divulgou no último dia 18, o repasse no valor de 3,2 milhões à cidade de Mariana por meio do Novo Programa de Crescimento Acelerado (PAC) Seleções, que amplia a saúde a lugares considerados vazios assistenciais. A verba busca proporcionar o fortalecimento na saúde básica e ampliação de serviços ofertados à população.
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, divulgou em rede social que o distrito de Padre Viegas será um dos destinos do investimento. A construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), segundo ele, pretende ampliar o atendimento à comunidade.
Segundo informações do Portal Gov.br, o município foi contemplado com a implementação de oito kits de telessaúde e quatro combos de equipamentos destinados às Unidades Básicas de Saúde.









Comentários