top of page

RADAR | Notas da semana 22 a 28 de janeiro

  • Foto do escritor: Lampião Digital
    Lampião Digital
  • 22 de jan.
  • 8 min de leitura

Atualizado: há 3 dias

47º edição


Ouça na íntegra pelo Spotify do Lampião:




Cecília Araújo e Fernanda Germano

OURO PRETO | Município promove 1° fórum sobre diversidade da economia local


Palestras, oficinas e workshops voltados ao empreendedorismo e à inclusão produtiva da região serão realizados durante o 1º encontro do Fórum Regional de Diversificação Econômica (FRDE), em edição municipal, que acontece nos dias 29 e 30 de janeiro, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto. 


No primeiro dia do encontro (29), a partir das 13h acontece o Fórum Municipal de Empreendedorismo Feminino, trazendo o tema “Estrelas que Inspiram” e com destaque para a valorização das mulheres empreendedoras locais.  Às 17h30 ocorre a abertura oficial do Fórum Regional, seguido da apresentação do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE). No segundo e último dia (30), as atividades têm início às 8h, com discussões sobre turismo e economia criativa, desenvolvimento rural, economia verde, bancos comunitários, tecnologia e inovação. 


O evento é livre, gratuito e aberto a todos os públicos que tenham interesse nas temáticas, especialmente empreendedores e agricultores locais em busca de alternativas que vão além da mineração. Para conferir a programação completa e se inscrever no evento, acesse o site do Fórum Regional de Diversificação Econômica.


OURO PRETO | Escolas estaduais da região aderem ao Minas Bilíngue


Com o início do ano letivo de 2026, o programa Minas Bilíngue, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE-MG), passa a integrar a grade curricular em escolas da rede estadual. A iniciativa, que incentiva o ensino bilíngue e multicultural, foi anunciada em novembro de 2025 e permite a adesão de qualquer escola estadual, ampliando o acesso de mais alunos a esse ensino complementar.


Na Região, duas escolas aparecem na lista divulgada pela SEE-MG entre as 30 primeiras participantes do projeto: a Escola Estadual Augusto José Vieira, no bairro São Dimas, em Conselheiro Lafaiete, e a Escola Estadual Dom Velloso, localizada no bairro Pilar, em Ouro Preto.


Além de buscar melhorar as possibilidades profissionais da comunidade escolar, o projeto surgiu como necessidade diante dos baixos índices de fluência em um segundo idioma no Brasil.


O idioma escolhido para aplicação na Dom Velloso foi o francês, que será implementado no Ensino Fundamental e Ensino Médio da escola já no início das aulas, em 4 de fevereiro. Sem aumentar a carga horária para os estudantes, a língua francesa integrará o conjunto das disciplinas de formação geral básica e será aplicada de forma articulada com outros componentes curriculares.


Para mais informações sobre o Projeto Minas Bilíngue, acesse o site do Governo do Estado de Minas Gerais.


OURO PRETO | Secretária de Cultura promove atividades comunitárias em Antônio Pereira


Neste domingo (25), diferentes manifestações culturais por meio da música, danças e atividades gastronômicas acontecem no Festival de Verão: Especial de Férias em Antônio Pereira. O objetivo é proporcionar ações culturais e esportivas à comunidade do distrito, além de brincadeiras voltadas às crianças autistas, como oficinas artísticas com espaço sensorial, a exemplo da oficina de argila que acontecerá às 9h15.


O evento será realizado na Casa Libanesa (Campo de Teco), nos fundos da Escola Municipal Bernardina de Queiroz. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, o Festival é aberto ao público e sem restrição de idade para participação.


O início está previsto com a acolhida comunitária às 9h, momento em que terá a dança dabke (estilo marcado por batidas fortes com os pés no chão, originada nos países da região do Levante, como Palestina, Líbano, Síria e Jordânia). O encerramento está previsto para acontecer às 14h30 com o cortejo popular.


Ainda durante o Festival de Verão, serão realizadas diversas outras atividades como oficina de bordado às 10h e oficina de críquete infantil às 10h45. Para conferir a programação completa, acesse o site da Prefeitura de Ouro Preto.



Júlia Aguiar e Letícia de Lelis

OURO PRETO | Casa da Juventude oferece aulas gratuitas de dança e música 


A fim de contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural da população, a Casa da Juventude de Ouro Preto abre inscrições para aulas de dança e música em dois locais: na sede do município e no distrito de Cachoeira do Campo. A idade mínima para participar dos cursos de dança é de 12 anos, e de música 10 anos.


As aulas de dança começaram no dia 20 de janeiro e acontecem na Casa de Cultura do Padre Faria, às 14h das terças-feiras. Com maior oferta, as aulas de música terão início a partir do dia 23 deste mês e serão assim distribuídas:

- Casa da Juventude, na Bauxita: percussão e música folclórica (toda quarta-feira, às 18 horas);

- Casa de Cultura do Padre Faria: tambor e música folclórica (toda sexta-feira, às 17h30);

- Casa da Juventude, em Cachoeira do Campo: educação artística às 14h; flauta doce e terapia musical às 16h; e, percussão e música folclórica às 18h (toda segunda-feira).


As inscrições permanecem abertas até que as vagas se esgotem e devem ser feitas pelo WhatsApp da Casa Juventude: (31) 99231-2445, contato onde também podem ser esclarecidas quaisquer outras dúvidas.


REGIÃO DOS INCONFIDENTES | Inscrições da Educação Jovens e Adultos (EJA) abertas


As Secretarias de Educação de Itabirito e de Mariana estão com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não concluíram os estudos na idade regular.


Em Itabirito, as vagas para o Centro Educacional Municipal de Itabirito (CEMI) são destinadas aos interessados em completar o Fundamental I e II. Porém, as inscrições se mantêm abertas somente até o dia 30 de janeiro. 


Em Mariana há duas escolas participantes que aceitam inscrições de forma contínua ao longo do ano: o Centro Educacional Padre Avelar (CEMPA), para interessados em concluir os estudos do Fundamental I (1° ao 5°ano) e do 8° e 9° anos do Fundamental II; já na Escola Municipal Monsenhor José Cota, é possível concluir o Ensino Fundamental e Médio completos. O município de Ouro Preto ainda não abriu inscrições para o EJA até o momento.


A idade mínima para realizar o EJA do Fundamental é de 15 anos e 18 anos para o Ensino Médio. A matrícula deve ser realizada presencialmente nas secretarias das escolas e os documentos necessários são: cópias do CPF e RG do aluno, foto 3x4, declaração ou histórico escolar original e comprovante de residência (em Itabirito é exigida conta de energia elétrica). Estudantes menores de 18 anos também devem levar cópias do RG e do CPF do responsável legal. Para mais informações, entre em contato com as escolas que ofertam o EJA de cada município.


ITABIRITO | Atelier de Artes Integradas oferece cursos gratuitos


Com matrículas abertas até o dia 12 de fevereiro para mais de 1000 vagas, o Atelier de Artes Integradas de Itabirito oferece cursos gratuitos para quem tenha a partir de 6 anos de idade. São ofertadas aulas de balé, jazz, dança contemporânea, teatro, pandeiro para mulheres, percussão musical, bordado criativo, cerâmica, desenho de observação, desenho mangá, desenho e ilustração, capoeira, produção musical e sensibilização musical. 


O Atelier é uma escola pública e gratuita criada em 2006 como um espaço democrático para o ensino de artes, que conta com um quadro de professores composto por profissionais qualificados e premiados. A instituição é vinculada à Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo, o que favorece a participação ativa dos aprendizes em eventos culturais promovidos na cidade.


As inscrições são presenciais e acontecem no próprio Atelier, que fica na rua Getúlio Vargas, 295, Centro. Para concluir a matrícula, é necessário apresentar foto 3x4, cópia da certidão de nascimento ou documento oficial de identidade e cópia do comprovante de endereço. As aulas começam no dia 2 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (31)3561-1384.



Luiza Fernandes e Maria Eduarda de Lima

OURO PRETO | PROCON fiscaliza cumprimento da Lei do cardápio impresso


O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) está intensificando a fiscalização para o cumprimento da Lei Municipal nº 1.406, homologada em novembro de 2023, que torna obrigatória a disponibilização de, no mínimo, um cardápio físico em bares, restaurantes e similares. Atualmente, o município conta com cerca de 3500 estabelecimentos que se enquadram nesta Lei.


Segundo informações do Conselho Municipal De Defesa Do Consumidor De Ouro Preto (CMDC), o Procon já articulou com a Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP) o envio de um comunicado oficial, que inclui cópia da Lei e orientações para seu cumprimento imediato, a todos os associados do setor de alimentação. Foi concedido um prazo de 30 dias para que o estabelecimento se adeque à Lei, após a ampla divulgação do Procon, iniciada no dia 12 de janeiro.


De acordo com o órgão, o custo médio para produção do cardápio impresso é estimado em R$1,50 por unidade. Assim, não há justificativa plausível para o descumprimento da Lei. A orientação é que consumidores que identificarem estabelecimentos em desacordo com a legislação devem denunciar ao Procon do município, através do telefone (31) 35593290, pelo e-mail procon@ouropreto.mg.gov.br ou presencialmente, de segunda à sexta-feira, de 12h às 17h, na Rua Diogo de Vasconcelos, 25-A, bairro Pilar, Ouro Preto/MG.


De acordo com Sarah de Paula, gerente do Procon de Ouro Preto, em caso de denúncia de descumprimento da legislação, o órgão notifica o local. Após dez dias, um representante do Procon vai presencialmente verificar se houve adequação. Se ainda estiver em desacordo, será aplicada uma multa administrativa direta ao estabelecimento.


OURO PRETO | Inscrições abertas para curso de teatro no IFMG


O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ouro Preto, está com vagas abertas para uma oficina de teatro gratuita, destinada a todos os interessados a partir de 14 anos. O projeto não exige experiência prévia em artes cênicas. As aulas são ministradas pela professora e diretora teatral Camila Vendramini, e acontecem nas segundas-feiras, das 11h às 12h, no Auditório Arthur Versiani Machado do IFMG. As atividades propostas incluem jogos teatrais, expressão corporal, improvisações cênicas e escuta com o corpo. 


Ainda com 12 vagas disponíveis, a proposta é formar uma turma fixa de até 20 pessoas. Para participar, basta comparecer no dia e horário informado com um documento de identificação e conversar com a professora responsável, que recomenda o uso de roupas leves e levar uma garrafa de água.


A atividade integra o projeto de extensão Galeria de Artes - Espaço de Expressão Cultural, Arte e Formação Pedagógica, que tem por finalidade proporcionar um espaço de expressão artística, para integração com a comunidade e formação pedagógica. Mais informações sobre a ação podem ser obtidas diretamente com a professora responsável, pelo telefone (31) 999192477.


ITABIRITO | Prefeitura promove programação de férias no Parque Ecológico


Na próxima semana, entre os dias 27 e 31 de janeiro, a Prefeitura de Itabirito vai promover uma série de atividades recreativas gratuitas destinadas ao público infantil no Parque Ecológico do município, localizado na Avenida Queiroz Júnior, 1500, Santo Antônio. A ação, intitulada “Férias no Parque”, tem acontecidona cidade, tradicionalmente, nos períodos de recesso escolar. Entre terça e sexta-feira, as atividades iniciam às 9 horas e incluem oficinas ambientais, contação de histórias, caça ao tesouro, visita guiada ao zoológico do Parque e brincadeiras. Já no sábado, a programação conta com a rua de lazer, a partir das 13 horas.


Além da programação recreativa, ao longo de todos os dias do evento, das 8 às 15 horas, a equipe responsável pelo projeto também receberá materiais escolares usados, que serão destinados, corretamente, à reciclagem.


Para participar de algumas atividades, será necessária a retirada de uma senha distribuída dez minutos antes do horário previsto. Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no Instagram da Prefeitura de Itabirito.


Comentários


bottom of page