top of page

RADAR | Notas da semana de 21 a 27 de agosto de 2025

  • Foto do escritor: Lampião Digital
    Lampião Digital
  • 21 de ago.
  • 6 min de leitura

46ª edição


Ouça na íntegra pelo Spotify do Lampião:


ree

Ouro Preto | Lavras Novas recebe Câmara Itinerante


O programa Câmara Itinerante chega ao distrito de Lavras Novas na sexta-feira (22), oferecendo serviços gratuitos e atividades para a comunidade local.


A ação acontece das 9h às 15h na escola municipal de Lavras Novas e reunirá uma série de serviços gratuitos em parceria com órgãos públicos, entidades e voluntários.


Entre os atendimentos disponíveis estão emissão de carteiras de identidade, exames de vista, alistamento militar, farmácia móvel, odontomóvel, aferição de glicose e pressão arterial, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e orientações sobre saúde, meio ambiente, agricultura familiar e assistência social. A programação ainda contará com designer de sobrancelhas e corte de cabelo. Para as crianças, haverá atividades recreativas, como pipoca, algodão doce, brinquedos e pintura facial.


Os documentos devem estar legíveis e todas as pessoas deverão comparecer com comprovante de residência. 


Para informações sobre documentação adicional, acesse o site oficial da Câmara Municipal de Ouro Preto.

Gustavo Sousa e Murilo Loredo


Ouro Preto | Projeto Rotas e Redes Literárias promove atividades de incentivo à leitura em escolas e espaços públicos


O projeto Rotas e Redes Literárias chegou a Ouro Preto na terça-feira (19) e segue com atividades até o dia 27, promovendo a leitura e a literatura em escolas e espaços públicos do município.


A programação inclui oficinas, rodas de leitura, contação de histórias e formações para educadores, com o objetivo de estimular o hábito da leitura entre crianças e jovens. Para participar das formações destinadas a professores, é necessária inscrição prévia pelo formulário disponibilizado pela organização.


Já a contação de histórias na Biblioteca Pública Municipal é voltada a escolas e exige agendamento antecipado pelo telefone (31) 3559-3254.


Além de ampliar o acesso a livros e formar mediadores de leitura, o projeto pretende contribuir para a implementação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Bibliotecas e Oralidade, aprovado em 2024, fortalecendo políticas públicas de incentivo à leitura na cidade.

O Rotas e Redes Literárias integra a rede nacional de incentivo à leitura, presente em diferentes regiões do país e reconhecida por promover a literatura como ferramenta de transformação social.


O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale, Fundação Vale e Sapoti Projetos Culturais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Casa do Professor e a Biblioteca Pública Municipal. A SANEOURO apoia a iniciativa patrocinando os lanches para todos os participantes.


Para conferir a programação completa acesse o perfil no Instagram da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Gustavo Sousa e Murilo Loredo


Ouro Preto e Mariana | Municípios divulgam datas da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal


A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na segunda-feira (18), o cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2025, que ocorrerá entre os dias 01 de setembro e 26 de outubro. 


Já a Prefeitura Municipal de Ouro Preto dará início à vacinação entre os dias 02 de agosto e 13 de setembro, destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade. 


A ação visa proteger os animais e a população contra a raiva, doença viral fatal que pode ser transmitida para seres humanos e que afeta o sistema nervoso central dos animais.


A vacinação será realizada em diversos pontos dos municípios, incluindo bairros e distritos, com o objetivo de alcançar o maior número possível de animais.


Os tutores devem levar os animais com mais de três meses de idade aos pontos de vacinação. É recomendado que os cães sejam conduzidos com guias e coleiras, e que os gatos sejam transportados em caixas apropriadas ou fronhas. A vacinação é gratuita e essencial para a proteção dos animais e da população.


Para conferir a programação completa acesse os sites oficiais da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e da Prefeitura Municipal de Mariana.


Gustavo Sousa e Murilo Loredo


Mariana| Jogos Estudantis trazem novas modalidades esportivas


Entre os dias 23 de agosto e 6 de setembro, a Prefeitura de Mariana realizará a 35ª edição dos Jogos Estudantis Marianenses (JEM). Um dos eventos mais tradicionais da cidade, o JEM reúne estudantes em competições que estimulam a prática esportiva, a integração social e o intercâmbio entre as escolas.


Na última edição, em 2024, mais de 20 escolas disputaram cerca de 70 jogos em 11 modalidades esportivas, que movimentaram quadras e ginásios do município. A Escola Estadual Dom Silvério se consagrou como a grande campeã geral.


Agora em 2025, o torneio conta com a participação de aproximadamente 30 escolas e envolve cerca de 1.200 alunos. Neste ano, o evento traz como novidade a entrada de duas novas modalidades: judô e taekwondo. Como serão competições de teste para efetivação das modalidades, elas ainda não somarão pontos para as escolas. Já as modalidades oficiais continuam sendo futsal, voleibol, handebol, basquete, xadrez, dama, tênis de mesa, peteca, atletismo (incluindo pessoas com deficiência), natação e ciclismo.


A abertura oficial acontece no dia 23 de agosto (sábado), às 8h30min, na Arena Mariana, onde também acontecerão os jogos, além da Arena Badaró, Quadra da Vila Maquiné, Centro de Vivência Del Rey e Quadra do Rosário. 


As três melhores equipes de cada modalidade receberão medalhas e as campeãs levam troféus de 1º lugar. No ciclismo, a premiação será ampliada e os dez primeiros colocados, nas categorias masculino e feminino, também recebem medalhas.


Para mais informações, o público pode procurar a Secretaria Municipal de Esportes, localizada na Rua São Vicente de Paulo, 130, Arena Mariana, ou entrar em contato pelo telefone (31) 99829-7279.

Luíza Gabriela e Pamela Lima


Mariana| Evento discutirá propostas para o futuro do SUS


Nos dias 22 e 23 de agosto, o Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães, em Mariana, sediará a XV Conferência Municipal de Saúde,  encontro promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, que terá como tema central “Saúde com equidade: integrando saberes, fortalecendo redes e valorizando a saúde mental”.


A conferência é o momento de reunir população, trabalhadores da saúde e gestores para debater políticas públicas, levantar demandas e definir propostas que irão compor o Plano Municipal de Saúde para o próximo biênio. Durante as pré-conferências, realizadas em diferentes distritos e bairros nos meses de julho e agosto, foram colhidas sugestões da comunidade para enriquecer as discussões. 


A presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Aída Anacleto, destacou a importância do processo. “Que possamos tirar dessas etapas, propostas que realmente contribuam para o nosso Plano de Saúde. Trouxemos quatro eixos para a discussão, incluindo um voltado exclusivamente à saúde mental”, informou. Os eixos que guiarão os debates são: participação social e controle popular na construção da equidade em saúde; integração da rede de atenção à saúde, com foco no cuidado resolutivo; promoção da saúde mental e do cuidado psicossocial em rede; e determinantes sociais da saúde, equidade e diversidade nos territórios.


A programação começará no dia 22 de agosto, com credenciamento entre 17h e 18h30, seguida da abertura oficial, leitura do regimento e palestra. Já no dia 23, as atividades iniciam às 8h e incluem grupos de trabalho nos quatro eixos temáticos, votação das propostas, eleição dos conselheiros titulares e suplentes para o biênio 2025-2027 e o encerramento às 14h. 


O evento, gratuito e aberto ao público, também consolida trabalhos anteriores, como a Conferência dos Trabalhadores da Saúde realizada em junho deste ano, e reafirma o fortalecimento do comitê municipal de saúde.

Luíza Gabriela e Pamela Lima


Mariana| Seminário discute políticas de enfrentamento à violência doméstica


A Prefeitura de Mariana realizará, no dia 26 de agosto, o Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O evento acontecerá no Cineteatro, de 8h às 12h, e traz o tema “Tecendo redes, rompendo silêncio: políticas públicas, atuação intersetorial e garantia de direitos no contexto da violência doméstica/familiar”.


A programação inclui debates com representantes do Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, Casa Lilian, Patrulha Maria da Penha, além de pesquisadoras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Durante o encontro, também será empossada a primeira composição do Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência (COMEV).

O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, será no dia 26 de agosto (terça-feira), de 8h às 12h, no Cineteatro Mariana. A iniciativa integra a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra mulher, e busca articular diferentes setores da sociedade para fortalecer as políticas públicas de proteção às vítimas.


O Cineteatro Municipal fica localizado na rua Frei Durão, 22, Mariana (MG). Para mais informações, acesse .


Luíza Gabriela e Pamela Lima



Comentários


bottom of page