top of page

RADAR | Notas da semana de 26 junho a 03 de julho de 2025

  • Foto do escritor: Lampião Digital
    Lampião Digital
  • 26 de jun.
  • 7 min de leitura

Atualizado: 26 de jun.


Ouça na íntegra pelo Spotify do Lampião:




Mariana | Arquivo Histórico da Câmara ganha sede própria 


A sanção da Lei nº 25.281, em 3 de junho de 2025, garantiu à Câmara Municipal de Mariana uma conquista inédita: a instalação da sede própria para seu Arquivo Histórico. Localizado na região central, o novo espaço reunirá documentos históricos que atravessam séculos e estarão disponíveis para consulta pública e futuras digitalizações.


Antes da mudança, os materiais estavam divididos entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a sede da Câmara. Com a centralização, espera-se ampliar a preservação do acervo, composto por atas, processos e registros administrativos que datam do século XVIII.


Com o espaço adequado, a expectativa da Câmara é promover maior interação com pesquisadores, escolas e a população, fortalecendo o acesso à história local por meio de exposições, visitas e plataformas digitais.


Bianca Almeida e Larissa Rimulo


Ouro Preto | II Semana do Orgulho LGBT+ traz oficinas, debates e festa junina


Entre os dias 23 e 28 de junho Ouro Preto realiza a II Semana do Orgulho LGBT+, com o tema Diversidade é resistência. A programação envolve rodas de conversa, oficinas, exibição de filmes, cortejo nas ruas históricas e o Crarraiá, festa junina inclusiva promovida pelo Centro de Referência e Acolhimento (CRA LGBT+).


A iniciativa, em parceria com a Prefeitura e coletivos locais, como Mães da Resistência, visa fortalecer redes de apoio e combater a LGBTfobia. As atividades são gratuitas, abertas ao público e acontecem em locais como a Casa de Cultura da UFOP e a Praça Tiradentes.


Para além das celebrações, a proposta é criar espaços de escuta e fortalecimento de vínculos. O diretor de Promoção Social e gestor da Política LGBT+, Victor Pinto, explica que a semana é pensada e estruturada para atender as demandas da comunidade, mas também para ser um momento de arte, cultura, troca e valorização da presença LGBTQIAPN+ no município.


A programação de sexta-feira, 27, é uma roda de conversa, ENCONTRANS, a partir das 18h. Já no sábado, para encerrar a semana, o tradicional CRARRAIÁ, iniciando às 14h com festa junina e comidas típicas.


 Bianca Almeida e Larissa Rimulo


Ouro Preto | Cidade celebra 314 anos com shows de artistas nacionais

 

A comemoração ao aniversário do Ouro Preto acontece na Praça Tiradentes e em pontos históricos do Centro, de 5 a 8 de julho, com atrações musicais de renome nacional. A abertura das apresentações será no sábado, 5, com a Orquestra de Ouro Preto ao lado de Carlinhos Brown. No domingo, 6,  a cidade recebe o grupo Turma do Pagode. Na segunda-feira, 7, a banda Capital Inicial ocupa o palco. As comemorações encerram na terça-feira, 8, com show da Vanessa da Mata.


A programação, conforme divulgada pela prefeitura, integra o tema “Entre Minas e Memória”, envolvendo também manifestações folclóricas e atividades artísticas em ladeiras tradicionais, desde o início de julho.


Essa celebração também marca a retomada dos grandes eventos que intensificam o turismo e a economia local, com expectativa de público residente e visitante durante o feriado prolongado.


 Bianca Almeida e Larissa Rimulo 


Mariana | Guarany Futebol Clube ganha arquibancada em estádio


Próximo ao seu aniversário de 100 anos, o time marianense recebeu um repasse da prefeitura no valor de R$178 mil, destinados à construção de uma arquibancada no estádio Emílio Ibrahim. A transferência de recursos, possibilitada pela Lei Ordinária n°3.899, foi anunciada em um vídeo nas redes sociais do prefeito Juliano Duarte.


O anúncio marca o início das celebrações do centenário do Guarany Futebol Clube, fundado por seis jovens, liderados por Francisco Luiz Gomes no dia 14 de julho de 1925, na praça Gomes Freire.


Toninho Rocha, presidente administrativo do clube, reforça a importância da construção da arquibancada: “Um clube centenário como o Guarany precisa ter uma arquibancada em seu estádio, já que além de proporcionar uma experiência melhor para os torcedores, traz maior visibilidade para o clube”.


De acordo com Toninho, as obras serão iniciadas nos próximos dias e, apesar do sonho do clube de inaugurar a arquibancada na data do centenário, o trabalho deve ser concluído em até 60 dias.


André Luís e Marcus Borges


Mariana | Mutirão para retificação de nome e gênero 


A Prefeitura de Mariana, por meio do Departamento de Promoção à Diversidade da Secretaria de Assistência Social, realiza um mutirão para retificação de nome e gênero em documentos oficiais de pessoas trans, travestis e não binárias. A iniciativa, que acontece durante o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, tem como objetivo garantir o reconhecimento legal da identidade de gênero aos moradores do município.


As inscrições estão sendo feitas através de formulário online e vão até 28 de junho. São destinadas exclusivamente a moradores e moradoras de Mariana. Quem se inscrever passará por uma triagem que irá coletar os documentos necessários para o procedimento, como certidões atualizadas, RG, CPF, comprovante de endereço e certidões judiciais referentes aos últimos cinco anos.


Após esta fase, será realizado o encaminhamento para o atendimento com advogados especializados. Caso seja preciso, serão abertas ações judiciais gratuitas para garantir o direito ao nome e registro do gênero social. Menores de idade, para participarem do processo de retificação, precisam estar acompanhados por um responsável legal.


Raisa Ivone, integrante do Coletivo Mães da RExistência, explica que a retificação é uma vitória em prol do reconhecimento dessa população: “É uma conquista pela identidade, que é tão massacrada, tão desrespeitada. O nome é importante na escola, no trabalho, para se inserir no mercado de trabalho, porque muitas dessas pessoas estão na informalidade, porque não têm o nome respeitado.”


Segundo o órgão responsável, todas as informações serão mantidas em sigilo, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 


André Luís e Marcus Borges


Ouro Preto | Concurso de fotografias para jovens da cidade


Estudantes do 6º ao 9º ano da rede de ensino de Ouro Preto podem participar da 5ª edição do Concurso de Fotografias promovido pela prefeitura. As inscrições seguem abertas até 4 de julho e devem ser feitas por meio de um formulário online. Cada participante pode inscrever uma única foto inédita, capturada em 2025, dentro dos limites do município. 


O objetivo é reunir registros que abordem a cidade e seus distritos a partir de diferentes perspectivas ligadas ao patrimônio histórico, ambiental e cultural. O tema deste ano é “Olhares e Lugares: 45 anos de Ouro Preto como Patrimônio da Humanidade”, em referência ao título concedido pela UNESCO em 1980.


Das imagens inscritas, 15 serão selecionadas para compor o calendário e o bloco de notas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para 2026. Os três primeiros colocados receberão, respectivamente, um notebook, um smartphone e um tablet. Os demais selecionados, até o 15º lugar, receberão fones de ouvido sem fio.


O concurso, realizado anualmente desde 2021, é organizado pela prefeitura em parceria com a comunidade Fotógrafos em Ouro Preto e conta com o apoio do comércio local. Em março deste ano, as fotografias finalistas de todas as edições foram reunidas em uma exposição na Casa Horto dos Contos, apresentando as imagens produzidas pelos estudantes ao longo dos anos. 


Alzineth Lopes Cabreira, técnica em Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto, ressaltou a influência que o concurso tem sobre os estudantes da cidade: “É um convite aos estudantes a capturar a essência, a beleza e a diversidade desses lugares excepcionais. Através de olhares únicos e sensíveis, queremos revelar não apenas a grandiosidade arquitetônica e natural desses locais, mas também as histórias,  culturas e emoções que neles habitam.”


André Luís e Marcus Borges


Mariana | Formação gratuita é oferecida para agentes do setor cultural


A partir de quinta-feira, 26, a Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, promove oficinas gratuitas de capacitação para agentes culturais do município. A finalidade é orientar artistas e produtores na elaboração e inscrição em editais contemplados pela Lei de Incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e pela Lei Rouanet, além de instruir na execução dos projetos e na realização da prestação de contas. 


A formação será ministrada pelo corpo técnico da secretaria. As primeiras atividades acontecem nos dias 26 e 27 de junho, no Bairro Santo Antônio, popularmente conhecido como Prainha, e no bairro Cabanas. 


Conforme o cronograma, também serão ofertadas oficinas ao longo do mês de julho e agosto nas respectivas datas e locais:

 

  • 28/07 - Centro de Convenções de Mariana


  • 09/08 - Santa Rita Durão 


  • 11/08 - Padre Viegas 


  • 14/08 - Furquim 


  • 18/08 - Águas Claras 


  • 25/08 - Cachoeira do Brumado 


Para participar das oficinas é necessário se inscrever através de formulário online. 


Arthur Marques e Francisco Leite


Mariana | Coletivo Mães de (R)existência promove ações de conscientização para o Mês do orgulho LGBT+



Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBT+, o Coletivo Mães de (R)existência irá promover duas ações de conscientização nos dias 27 e 28 de junho. Na sexta-feira será exibido o documentário R(E)EXISTIR: Do Amor à Luta, que homenageia o Coletivo e é produzido pelo grupo Ori N’oro. O evento acontece no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) a partir das 19h e é aberto ao público.


No sábado, dia 28, acontecerá o Pride Walk, primeiro desfile da diversidade no município, que celebra a luta por direitos da comunidade LGBT+. Como pontua Pamela, integrante do Coletivo, o evento reflete a valorização da identidade e das conquistas da comunidade, além de expressar a jornada coletiva em busca de igualdade e respeito. “E é importante lembrar que o evento não celebra só a diversidade, ele também serve como lembrete por uma luta contínua por inclusão e justiça social.”


O Pride Walk irá acontecer no Centro de Convenções de Mariana, às 19h, com entrada gratuita. Para os interessados em participar do desfile, é possível se inscrever através de formulário online.


Arthur Marques e Francisco Leite


Ouro Preto | Teste de jogadores para amistoso contra Itabirito



Sábado, 28, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vai realizar um processo seletivo de futebol de campo para formar a Seleção de Ouro Preto. A peneira acontecerá no Campo da Barra, a partir das 7h30.


A formação do time da cidade tem como objetivo a participação em um amistoso contra as categorias de base da equipe do Itabirito Futebol Clube no dia do aniversário de Ouro Preto, em 08 de julho. 


Os atletas serão divididos em duas categorias: sub-15, com jogadores nascidos em 2010 e 2011, e sub-17, com aqueles nascidos em 2008 e 2009. Para participar é obrigatório a apresentação da carteira de identidade, além de ser necessário que os atletas levem seu próprio material esportivo, como short, meião, caneleira e chuteira. 


Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Esportes e Lazer pelo telefone (31) 3559-3216.


Arthur Ribeiro e Francisco Leite






Comments


bottom of page