top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Spotify
  • Youtube

RADAR #007 | Notas da semana de 2 a 8 de fevereiro de 2025

  • Foto do escritor: Lampião Digital
    Lampião Digital
  • 6 de fev.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 11 de fev.



Ouça na íntegra pelo Spotify do Lampião:




MARIANA | CADASTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Conforme o Novo Acordo de Repactuação, os agricultores familiares atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão devem se inscrever no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A inscrição no CAF é um dos requisitos para participar do Programa de Transferência de Renda Rural (PTR-Rural) e deve ser feita até o dia 6 de março.


O PTR-Rural oferece um auxílio mensal de 1,5 salário mínimo por 36 meses e mais 1 salário mínimo nos 12 meses seguintes. A ação pretende auxiliar as famílias a retomarem as atividades produtivas realizadas no campo.


Além disso, o CAF também é uma exigência para que os agricultores tenham direito à indenização individual dos agricultores familiares e pescadores profissionais, prevista no Novo Acordo.


O CAF é um registro que reconhece oficialmente agricultores familiares e suas organizações. Para fazer o cadastro é preciso que o agricultor possua uma área de até quatro módulos fiscais (ou 80 hectares), use mão de obra majoritariamente familiar, e tenha a maior parte da renda advinda do próprio negócio.


O agricultor familiar deve estar portando os seguintes documentos para fazer o CAF: CPF e RG dos membros da família maiores de 16 anos, comprovante de propriedade ou posse da terra, documentação de renda familiar ou autodeclaração e comprovante de endereço. Documentos adicionais como CNPJ, estatutos sociais e relação dos membros podem ser solicitados em casos de empreendimentos familiares e associações.


Em Mariana, o cadastro pode ser realizado na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER - MG), no Centro de Convenções, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 110, Centro.

 

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar tem validade de 2 anos. Para mais detalhes, entre em contato com a EMATER de Mariana através do número (35) 99754-5832.


Para mais informações sobre o PTR-Rural, ligue 0800-000-7110. 


Emanuel Marcelino e Maria Teresa Carvalho


MARIANA | CORRIDA DA RESSACA E DA RESSAQUINHA


A Corrida da Ressaca está com inscrições abertas até o dia 27 de fevereiro. O evento, que ocorre anualmente, acontecerá no dia nove de março. O percurso é de 5 km, tendo a largada e a chegada na Praça Minas Gerais, centro de Mariana.


Os ingressos para a corrida já estão no segundo lote, no valor de  R$70 mais a taxa de serviço do site. A idade mínima para participação é 16 anos e a prova terá um limite de 600 atletas.


Crianças e adolescentes de 4 a 15 anos poderão participar da Corrida da Ressaquinha, que também recebe inscrições até o dia 27 de fevereiro. A prova vai acontecer no dia oito de março. A corrida receberá até 100 atletas, e a largada e a chegada serão, também, na Praça Minas Gerais.


Os participantes de ambas as corridas receberão um kit com camiseta, sacochila, medalha de participação e número com chip, que deve ser retirado pelo atleta inscrito ou responsável pelo menor de idade nos dias dos eventos.


As inscrições devem ser feitas pelo site: http://www.cronochip.com.br/. A organização das Corridas da Ressaca e da Ressaquinha é da Prefeitura de Mariana. Para mais informações, ligue para a Secretaria Municipal de Desportos pelo telefone 31 3557-2128.


Emanuel Marcelino e Maria Teresa Carvalho


MARIANA | CRIA E RECRIAVIDA RETOMAM ATIVIDADES


No último dia 27, os projetos Cria e RecriaVida, que oferecem atividades educativas e de lazer para crianças, adolescentes e idosos, retomaram suas atividades com um evento de abertura na sede do projeto. Para as 70 crianças e adolescentes inscritas, foi pensado brincadeiras, brinquedos infláveis, pula-pula, algodão-doce e pipoca. Além do público infantojuvenil,  os 180 idosos inscritos participaram de atividades musicais, contando com os tradicionais bonecos do Zé Pereira, que trouxeram animação e dança para o evento.

O Centro de Referência da Infância e Adolescência de Mariana (Cria) recebe crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, no contraturno escolar para oferecer um ambiente acolhedor e de suporte integral. Para isso, o projeto realiza atividades que incentivem o desenvolvimento social e cultural. Já o Recriavida oferece cursos e oficinas para idosos, buscando promover o bem-estar, a saúde e o protagonismo social dos participantes.


Novas inscrições

As inscrições para aqueles que desejam participar dos projetos já estão abertas, e as matrículas poderão ser realizadas de acordo com a formação de novas turmas. As inscrições podem ser feitas presencialmente no Cria, ou no RecriaVIda, ambos localizados na Rua Dois de Outubro, nº 210, Vila Maquine.

Para a inscrição do Cria, os interessados devem apresentar comprovante de residência, documento de identificação, comprovante de matrícula escolar e cartão de vacina. Já para o RecriaVida, além de comprovante de residência e documento de identificação, os interessados devem apresentar um laudo médico que libere a prática de atividades físicas.

Para mais informações, entre em contato com o Cria pelo telefone (31) 3558-2585, ou com o RecriaVida pelo telefone (31) 3558-2375.


Felipe Rayann e Henrique Gontijo


MARIANA | PRÉ-CARNAVAL NA GOMES FREIRE


O Carnaval é uma das festas mais tradicionais do Brasil e sua manifestação fortalece a identidade e cultura das cidades. Em Mariana, a Prefeitura divulgou a programação do Esquenta Mariana, evento que abre a temporada de Carnaval na cidade. A festa acontecerá nos dias 8 e 9 de fevereiro, na Praça Gomes Freire (conhecida como Jardim), e contará com atrações para todas as idades. 


Os Blocos Zé Pereira dos Lacaios (Ouro Preto) e Zé Pereira da Chácara (Mariana) se unirão em um cortejo no dia 8, sábado, a partir das 19h. O bloco de Ouro Preto sairá da Rua Direita para se encontrar com o bloco marianense, que sairá da Rua Dom Viçoso, rumo à Praça Gomes Freire. Em seguida, às 20h, será exibido o vídeo promocional do Carnaval de Mariana. A programação musical começa às 20h30 com o grupo Sabor do Samba, seguido pela banda Candongueiros, às 21h30.


No domingo (9), as atividades começarão às 11h, com atrações infantis do projeto Baú Recontado, na Praça Gomes Freire. Durante a tarde, o Grupo Sorriso sobe ao palco às 14h, seguido pelo Só Pagode, às 16h30. O encerramento do fim de semana de pré-Carnaval será às 19h com a apresentação da Incrível Banda. 


A comerciante Rosângela do Espírito Santo relatou a importância de celebrar essa época em um momento em que o comércio se encontra pouco aquecido. “É de grande importância o Esquenta Mariana antes do Carnaval, principalmente para o pessoal do comércio, para gerar emprego, e, como a gente está na baixa, porque veio o Natal, o mês de janeiro… então será de grande importância”, afirmou Rosângela.


Para conferir a programação completa, acesse o site da Prefeitura de Mariana ou o Instagram @prefmariana.  


Por Cristiana Navarro e Kézia Analla


MARIANA | INSCRIÇÕES PARA O CARNAVAL 2025


A Prefeitura de Mariana abriu inscrições para bandas e grupos de dança que queiram se apresentar durante o Carnaval 2025, integrando a programação oficial do evento. A iniciativa, além de fazer um mapeamento, busca valorizar os artistas locais, promovendo uma festa que fortaleça a cultura e os talentos da cidade. O período de inscrições vai de 31 de janeiro a 7 de fevereiro, com cadastro realizado presencialmente.


Os interessados devem comparecer ao Departamento de Documentação e Arquivo da Prefeitura, localizado na Praça Juscelino Kubitschek, s/n, nos seguintes horários: das 9h às 12h e das 13h às 16h30. Para formalizar a inscrição, é necessário apresentar um breve histórico do grupo, uma proposta da apresentação a ser realizada, fotos que comprovem a atuação, justificativa de valor fundamentada por três notas fiscais e documentos pessoais dos representantes.


A inscrição não garante a contratação dos artistas, mas objetiva organizar e selecionar os grupos que irão compor a programação oficial da festa. 


Por Cristiana Navarro e Kézia Analla

Comentarios


bottom of page