top of page

A volta do Órgão marca o aniversário da Arquidiocese de Mariana

  • Danielle Leal e Milene Latarulo
  • 19 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

47° edição


Em 2025, a arquidiocese de Mariana completou 280 anos e o destaque de sua programação comemorativa é a reinauguração do Órgão Arp Schnitger.


#ParaTodosVerem: Imagem do Órgão Arp Schnitger, mostrando seus elementos com 5 anjos, um centralizado no topo segurando um trompete e dois em cada lado com asas apontando para o anjo do meio e dois mais em baixo com asas também. O Órgão tem detalhes dourados e vermelhos e ao seu lado está a orquestra.
Órgão Arp Schnitger da Catedral da Sé de Mariana, enviado por D. João V em 1748, passou por restauração na Espanha e foi reinaugurado em 8 de dezembro. A celebração integra a programação especial da Diocese, criada em 1745. | Foto: Milene Latarulo

No dia 6 de dezembro de 1745 foi criada, pela Bula Candor Lucis Aeternae do Papa Bento XIV, a primeira Diocese de Minas Gerais. Em 1748, Dom Frei Manoel da Cruz, primeiro Bispo, chegou a Mariana, marcando um momento de grande relevância para a história eclesiástica do estado. Neste mesmo ano, o órgão Arp Schnitger foi enviado em 1748 pelo rei de Portugal D. João V como presente para o Bispo. O instrumento permanece em Mariana e fica localizado no interior da Basílica de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida como Catedral da Sé. 


#ParaTodosVerem: Imagem de uma santa, com coroa e vestes em tons terrosos, Nossa Senhora da Assunção. Ao fundo um pano vermelho, cobrindo uma grade de proteção e atrás desse homens com vestes brancas e beges, que fazem parte do Clero. Ao fundo é  possível ver rosas vermelhas, laranjas e amarelas.
Nossa senhora da Assunção, padroeira da Catedral da Sé, durante a missa celebrativa dos 280 anos da Arquidiocese. | Foto: Milene Latarulo

Em 2022, a igreja passou por uma reforma e, no momento de montar o Órgão, foram percebidos cupins nos sobreiros. Desde então, os processos para sua restauração foram iniciados e, no dia 28 de abril, ele chegou à Espanha para ser reparado pela Equipe Frédéric Desmottes. Em 8 de setembro o instrumento retornou ao Brasil, sendo reinaugurado no dia 8 de dezembro, às 10h da manhã na Catedral. Durante a cerimônia, também se apresentaram o Coro do Seminário, o Coral Canarinhos de Itabirito e a Orquestra Padre Simões.


A programação vai do dia 8 a 19 de dezembro e conta com concertos e missas especiais, a programação pode ser conferida aqui.


Veja a matéria completa no YouTube:




Comentários


bottom of page