REGIÃO DOS INCONFIDENTES | MEIO AMBIENTE É TEMA DE DEBATE
A Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) chega a sua quinta edição com o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica” e tem o objetivo de debater os desafios climáticos, além de incluir a comunidade na criação das propostas de enfrentamento a estes desafios. A Conferência acontece em etapas, encerrando em maio de 2025 com a fase nacional. No dia 13 de dezembro, integrando a etapa de Reuniões Municipais e Intermunicipais, serão realizados dois eventos na Região dos Inconfidentes:
Em Itabirito, ocorrerá a 1° Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente que, além dos debates, elegerá os representantes de Itabirito e Ouro Preto para a etapa estadual. O evento será sediado no Campus Itabirito do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com início às 10 horas do dia 13. As inscrições e outras informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Itabirito.
Já a cidade de Mariana sediará a segunda edição da Conferência Municipal do Meio Ambiente com o objetivo de discutir e elaborar propostas para complementar a Política Nacional de Mudança Climática. Também no dia 13 de dezembro, a Conferência será realizada no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), das 8 às 18 horas. Confira a programação e faça sua inscrição.
A partir da discussão, os municípios apresentarão dez propostas, sendo duas para cada eixo temático: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental. As propostas selecionadas durante as Conferências serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual para serem debatidas nas Conferências do estado.
Adrielle Ferreira e Salatiel Ponciano
OURO PRETO | INÍCIO DAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO DO DEZEMBRO VERMELHO
Conhecido por dezembro vermelho, o mês é voltado para a mobilização da prevenção do vírus HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Segundo o Ministério da Saúde, mais de 90% dos portadores do vírus HIV que estão em tratamento, são considerados indetectáveis, ou seja, não transmitem mais o vírus a terceiros e conseguem manter uma boa qualidade de vida. As infecções sexualmente transmissíveis, bem como o HIV/Aids ainda são uma realidade para milhares de pessoas, mas avanços significativos têm sido feitos a partir do diagnóstico precoce e tratamento, além das campanhas e ações de prevenção.
Uma das principais formas de se prevenir contra todas as ISTs é o uso de preservativos, femininos ou masculinos, que são distribuídos gratuitamente pelos serviços públicos de saúde. Já especificamente em relação ao HIV/Aids, ainda existe a Profilaxia Pré-Exposição (PreP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), cada uma usada em um momento específico e sob orientação e controle médico. Para saber mais sobre o uso da PreP e a PEP, confira o Instagram do médico infectologista, Vinicius Lacerda.
É necessário realizar testagens com frequência durante o ano todo, pois o paciente precisa ser orientado o quanto antes em relação ao diagnóstico, além da ajuda médica ser utilitária para combater desinformações e seguir o tratamento de forma correta. Em Ouro Preto, os testes poderão ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nos bairros, na UPA Dom Orione, no Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA) da Policlínica, no Laboratório Piloto de Análises Clínicas da UFOP (LAPAC/UFOP) e na Santa Casa de Misericórdia.
Adrielle Ferreira e Salatiel Ponciano
ITABIRITO | FUSCA AUMENTA NOTAS DE ALUNOS
Um Fusca apelidado de João Bolinha ajudou a aumentar as notas dos alunos das turmas do 7º ano da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, em Itabirito. A iniciativa partiu das professoras de português Bernadete Viveiros e Gilmara Marques, que pensaram em uma forma diferente para motivar seus alunos, que não estavam alcançando boas médias: elas propuseram que quem alcançasse um rendimento de pelo menos 80% poderia dar uma volta no fusquinha de Gilmara. Com o incentivo, 10 alunos tiraram nota máxima, e tiveram, ao todo, mais de 60 notas que alcançaram a média desejada. Em entrevista ao Jornal Hoje, da Rede Globo, a aluna Janice comentou que se esforçou bastante para a última prova, aumentando sua nota de 17 para 25, totalizando a nota máxima do bimestre.
A inspiração para esse desafio veio do livro Memórias de um Fusca, de Orígenes Lessa. Este livro apresenta a autobiografia de um fusca, nos contando sua história desde o momento em que saiu da fábrica, passando pelos desafios enfrentados nas mãos de um motorista desastrado, sua paixão por uma Belina, o roubo cometido por um grupo de criminosos, a constante turbulência em sua trajetória e uma colisão que quase o levou à "morte”. O livro teve sua 32ª edição publicada em 2013. Lessa nasceu em Lençóis Paulista (SP), em 12 de julho de 1903, ele foi um jornalista, contista, novelista, romancista e passou pela Academia Brasileira de Letras. Faleceu no dia 13 de julho de 1986, na cidade do Rio de Janeiro.
Amaury Oliveira e Pablo Henrique Santos
OURO PRETO | MUTIRÃO DO AMBULATÓRIO DE FERIDAS
Acontece em Ouro Preto um mutirão de atendimentos a pacientes com feridas que não cicatrizam espontaneamente, realizado gratuitamente na Policlínica do município nos dias 13 e 14 de dezembro, das 7h às 16h, pelo ambulatório de feridas crônicas.
Os interessados devem realizar o agendamento online por meio de formulário disponível até o dia 10 de Dezembro no site da prefeitura de Ouro Preto, fornecendo informações como dados de residência, número do cartão do SUS ou CPF, visando otimizar o processo de cadastro.
Após a confirmação da inscrição, será informado o horário exato da consulta. Caso haja dificuldade no agendamento online, é possível procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (31) 3559-3280.
Com a iniciativa busca-se ampliar o acesso dos pacientes com feridas que não cicatrizam naturalmente a cuidados especializados.
Amaury Oliveira e Pablo Henrique Santos
OURO PRETO | TRÊS CORPOS SÃO ENCONTRADOS EM SUSPEITA DE EXECUÇÃO
Dois moradores de Mariana e um de Ouro Preto, foram encontrados mortos na tarde desta segunda-feira, 2 de dezembro, em uma área de mata próxima à Rua das Hortênsias, no bairro Santa Cruz, em Ouro Preto (MG). As vítimas tinham 19, 29 e 32 anos. A polícia foi acionada após relatos de disparos na região.
Segundo o Boletim de Ocorrência, um dos corpos foi encontrado com as mãos amarradas, reforçando a hipótese de que o crime tenha sido uma execução. As primeiras informações da investigação apontam para uma possível ligação com disputas territoriais relacionadas ao tráfico de drogas. Além disso, também foram encontrados 20 estojos de munição próximos ao local do crime.
Um suspeito, que tem passagens por homicídio, tráfico de drogas e outros crimes, foi detido pela Polícia Militar e está sendo investigado. A Polícia Civil segue apurando os detalhes para esclarecer o crime e identificar outros envolvidos.
Após o incidente, os corpos foram resgatados pelos bombeiros e levados para o IML de Itabirito para perícia. Os corpos apresentavam ferimentos causados por arma de fogo.
Sofia Cintra e Anahi Santos
OURO PRETO | PREFEITURA PROÍBE QUE PESSOAS CONDENADAS POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SEJAM CONTRATADAS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS
No dia 21 de novembro foi sancionada em Ouro Preto a lei municipal nº 1.517 de 2024, que determina que pessoas condenadas por crimes de violência sexual e/ou doméstica não poderão ocupar cargos públicos ou prestar serviços na Prefeitura, na Administração Pública ou em outros Órgãos Públicos do município. A restrição é válida até oito anos após a pena.
O Projeto de Lei, de autoria do vereador Júlio Gori (PSDB), foi sancionado pelo prefeito Angelo Oswaldo (PV) com unanimidade na Câmara. Dentre os crimes mencionados, estão a exploração sexual de crianças, adolescentes ou pessoas em situação de vulnerabilidade, a exposição, produção, venda ou aquisição de material relacionado a pornografia ou exploração sexual, e o estupro. A lei já está em vigor, o que significa que as nomeações realizadas a partir do dia em que foi sancionada devem estar alinhadas aos critérios definidos na norma.
Sofia Cintra e Anahi Santos
OURO PRETO | POPULAÇÃO AGUARDA AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO PARA ATENDER TRANSEXUAIS E TRAVESTIS
Ambulatório para o atendimento exclusivo para pessoas trans e travestis deve chegar em breve à cidade histórica de Ouro Preto. A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) viabilizou a ideia através de uma emenda de 500 mil reais destinada ao projeto municipal do ambulatório.
Além dela, o vereador de Ouro Preto Kuruzu (PT) também destinou 250 mil reais em fundos para o projeto. Ambos os parlamentares estiveram presentes na I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada no dia 09 de Novembro, no auditório do departamento de geologia da UFOP.
A medida foi anunciada através das redes sociais da deputada e é acessível através de um vídeo postado pela Prefeitura de Ouro Preto, onde Bella Gonçalves juntamente com o diretor de Promoção das Políticas LGBT do município, Victor Pinto, e com Joseli Rosa, integrante do gabinete de Bella Gonçalves, anunciam a política pública.
Sofia Cintra e Anahi Santos
Commentaires