top of page

RADAR | Notas da semana 12 a 18 de fevereiro

  • Foto do escritor: Lampião Digital
    Lampião Digital
  • há 4 horas
  • 6 min de leitura

47° edição


Ouça na íntegra no Spotify:




Danielle Leal e Milene Latarulo

OURO PRETO | Justiça determina paralisação imediata de mina da Vale 


Após um reservatório da Vale extravasar no limite entre Congonhas e Ouro Preto no dia 25 de janeiro, a justiça estadual determinou na última sexta-feira (6) a paralisação das operações da mineradora no Complexo Minerário de Fábrica, em Ouro Preto. O ocorrido causou o extravasamento de 263 mil metros cúbicos de água com sedimentos, atingindo uma área da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e o rio Goiabeiras, afluente do rio Maranhão que deságua no Paraopeba, rio que já foi atingido pelo rompimento da barragem de Brumadinho.  


Quando acontece um desastre, o papel da empresa é avisar a Defesa Civil imediatamente e, neste caso, as autoridades acusam que a comunicação do extravasamento demorou dez horas. Houve também falhas no sistema de drenagem e a mina não tinha licença para contenção de resíduos, a autorização era apenas para depósito temporário de materiais. 


A juíza Mônica Silveira Vieira, da 5ª Vara da Fazenda, estipulou algumas medidas que a Vale deve tomar. A apresentação de um plano de ações emergenciais com um prazo de cinco dias, um plano emergencial de monitoramento de qualidade da água em dez dias, o mapeamento imediato das estruturas e a implementação de medidas como limpeza e controle hidráulico. O descumprimento dessas medidas resultará em uma multa diária de R$100 mil, podendo chegar, inicialmente, a R$10 milhões. 


MARIANA E OURO PRETO | Carnaval homenageia Zé Pereira da Chácara e Sinhá Olímpia 


Com o título “O mar de gente tem um gigante à frente”, o carnaval de Mariana homenageia Zé Pereira da Chácara por seus 180 anos de história. A folia acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro, promovida pela prefeitura, por meio das secretarias de Patrimônio Cultural e Turismo, Esporte, Comunicação e Eventos e Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação. 


E neste ano, Ouro Preto, vai prestar homenagens a Sinhá Olímpia, com o tema “Sinhá Olímpia, quem é você?”. Uma personagem marcante da história da cidade, que andava pelas ladeiras com suas roupas coloridas, chapéus enfeitados com flores, contando suas histórias e “causos”. Chegou até ser considerada a primeira hippie do Brasil pela cantora Rita Lee, e 2026 marca os 50 anos do seu falecimento.  


A programação marianense conta com seus tradicionais blocos carnavalescos, como Zé Pereira da Chácara, Banda Farrapos e Folia Nossa, além de escolas de samba e shows de grandes grupos nacionais, como Jeito Moleque e Deu Samba. 


Em Ouro Preto, ocorre uma mistura de tradição e agito universitário, com destaque para o rapper Djonga, natural de Belo Horizonte. A cidade histórica também vai receber Rogério Flausino, Wilson Sideral, o grupo Akatu e muito mais. Os cinco dias de folia contam ainda com desfiles de escolas de samba e blocos tradicionais, como Zé Pereira e Bandalheira. Os blocos realizados por repúblicas estudantis também vão receber grandes nomes da música, como Dennis DJ, Mc Kevin O Chris e Luisa Sonsa.


Para mais informações, acesse o instagram das prefeituras @prefeituraouropreto e  @prefmariana 


ITABIRITO | Alunos da rede pública se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática


Estudantes do 6° Ano Fundamental ao 3° Ano do Ensino Médio se destacaram na 20° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os adolescentes do município conquistaram 26 medalhas nas etapas estadual e nacional, além de 26 menções honrosas. Na primeira etapa, os alunos alcançaram 4 medalhas de prata e 13 de bronze. Já na segunda fase, foram conquistadas nove medalhas de bronze.  O maior destaque foi da escola Municipal José Ferreira Bastos, com o ensino fundamental, que conquistou quatro medalhas de bronze na fase nacional e duas de prata na estadual. 


A Obmep é considerada a maior competição estudantil do Brasil, promovida pelo Instituto Federal de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio do Ministério da Educação. Na última edição, realizada no ano passado, em 2025, a Olimpíada teve a participação de 57,2 mil instituições de ensino, somando mais de 5,5 mil municípios.


A competição ocorre em duas fases, divididas entre prova objetiva (1ª fase) na própria escola e discursiva (2ª fase) em locais designados, voltada para alunos do 6º ano do fundamental ao 3º do médio. Na olimpíada, se classificam para a 2° fase os 5% melhores alunos de cada escola, por nível e turno. As medalhas estaduais são entregues para os melhores alunos do estado na segunda fase e as nacionais para os melhores do país. 


“Os resultados demonstram o empenho dos alunos, o comprometimento dos profissionais da Educação e os investimentos realizados pela Prefeitura no fortalecimento do ensino, incentivando o desenvolvimento do raciocínio lógico e o protagonismo estudantil”, destacou Iracema Mapa, secretária de Educação da Prefeitura de Itabirito.



Luan Aparecido, Luiz Carlos Diniz e Pedro Lotti

ITABIRITO | Vacina para prevenção da bronquiolite em recém-nascidos


A Prefeitura de Itabirito divulgou no mês de fevereiro em seu site oficial a aplicação de vacinas em grávidas a fim de combater a bronquiolite em recém-nascidos. As doses são ministradas em gestantes que estejam entre a 28ª e a 36ª semana de gravidez.  


A Bronquiolite Viral Aguda (BVA) é uma infecção respiratória que afeta, com maior frequência, crianças de até dois anos de idade, atingindo os pequenos vasos pulmonares que participam do transporte do ar, conhecidos como bronquíolos. Segundo o Ministério da Saúde, sua principal causa é a contaminação pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por cerca de 80% das ocorrências, mas a infecção também pode ser desencadeada pelo vírus da gripe, por resfriado e outros fatores.  


A vacina é aplicada em dose única e apresenta eficiência de 81,8% contra infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório em recém nascidos de até 90 dias. A imunização, iniciada em 14 de dezembro de 2025, terá sua aplicação enquanto houver disponibilidade de doses.


Para vacinação, basta apresentar o cartão de vacina, caderneta de gestante e documento de identidade em qualquer uma das Unidades de Saúde Básica (UBSs) do município, entre 8h e 15h30. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Itabirito.



ITABIRITO | Programação do Carnaval promete agitar a cidade


Com a chegada do Carnaval, Itabirito divulga cronograma da folia na cidade. A festividade começou na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, às 19 horas, com a concentração e o cortejo do bloco Zé Pereira, Corporação Musical União Itabiritense e o bloco Apressado Come Cru, no Bairro Boa Viagem. Nos dias 12 e, também, de 14 a 17, haverá o desfile dos blocos sonorizados como parte do Circuito Central, que se estende da Praça da Bandeira até a Praça da Estação.


No entanto, a abertura oficial acontece na sexta, dia 13, às 20h30, na Praça da Bandeira, com a apresentação do Cordão da Velha (Corporação Musical Santa Cecília) e dos bonecões de carnaval. No sábado, dia 14, às 14h30, o bloco Zé Pereira se apresentará na Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac e, no dia 16 se apresenta às 14h na Vila Gonçalo.


Durante todos dias de festa, diversas bandas, artistas e DJs marcarão presença no Carnaval de Itabirito, entre eles a Banda Mineralys, Ana Ty, DJ Pablo Souza e Feityço Havaiano, entre tantos outros que animarão a folia a partir dos palcos do Circuito Histórico.


Algumas linhas de ônibus vão sofrer alterações no período compreendido do dia 15 ao 17, devido ao fechamento de algumas ruas no centro da cidade. Para mais informações sobre o carnaval de Itabirito, acesse o Instagram @prefeituraitabirito  ou acesse o site da Prefeitura de Itabirito.


OURO PRETO | Curso gratuito oferece formação em teoria musical para iniciantes


O coletivo Vila Pobre abre inscrições para o projeto “Teoria Musical para Iniciantes”, oferecendo aulas gratuitas e presenciais todas as quartas-feiras, das 18h às 19h. O Vila Pobre é um grupo que atua em Ouro Preto e região desde 2017 com o objetivo de promover o acesso gratuito à cultura e criar uma rede de apoio entre a comunidade, artistas independentes e o comércio local.


As aulas serão ministradas na sede do Coletivo, localizada na Avenida Farmacêutico Duílio Passos, nº 130, bairro Taquaral, por Bernardo Augusto , conhecido artisticamente como PM2 (Poeta Marginal Mineiro), de 23 anos, natural de Ouro Preto. MC de rap, poeta marginal e estudante de Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o professor integra o Coletivo Vila Pobre há três anos.


A iniciativa é uma ação independente sem fins lucrativos e que não conta com apoio institucional externo. Voltada a pessoas com pouco ou nenhum conhecimento prévio em música, a proposta do curso é apresentar a teoria musical de forma descomplicada e acessível, buscando romper com modelos de ensino considerados de difícil acesso para a população.  


As aulas terão início no dia 25 de fevereiro e a turma terá 10 vagas. Caso a procura seja alta, existe a possibilidade de abertura de uma nova turma a partir da lista de espera gerada. As inscrições são feitas por meio de formulário online, disponível no Instagram do Coletivo @Vila Pobre, que permanecerá aberto até a terceira semana de aula. Interessados também podem esclarecer dúvidas entrando em contato por mensagem direta no instagram do Coletivo.

 



Comentários


bottom of page