top of page

RADAR | Notas da semana de 29 a 4 de maio de 2025

  • Foto do escritor: Lampião Digital
    Lampião Digital
  • 29 de mai.
  • 11 min de leitura

Atualizado: 6 de jun.

Ouça o resumo das notas na íntegra:





Mariana |Evento debate saúde e transporte público como direito do cidadão


Mariana receberá, nos dias 5 e 6 de junho, a I Conferência Internacional “Tarifa Zero e Saúde: Interseccionalidades Emergentes” no Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens Filho. O evento discute os impactos das políticas de gratuidade do transporte coletivo na saúde pública e na circulação econômica para favorecer a construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis. As mesas de debate contam com a participação de especialistas, acadêmicos, gestores públicos e organizações da sociedade civil.


A programação contempla debates sobre direito à cidade, experiências nacionais, protagonismo social e governança, além do lançamento do documentário “Tarifa Zero: Cidade em Disputa”. Produzido pela Fundação Rosa Luxemburgo em parceria com o Brasil de Fato. A exibição do documentário ocorrerá no dia 6 de junho, das 16h30 às 17h.


Entre os palestrantes confirmados estão Cristiane Costa, engenheira de transportes do Departamento Municipal de Trânsito de Mariana, Guilherme Schulz, especialista em Mobilidade Urbana e Transporte de Passageiros, André Veloso, militante do Movimento Tarifa Zero BH e Jilmar Tatto (PT), deputado federal e ex-secretário de Transportes de São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link divulgado nas redes sociais da prefeitura.


Cristiane Costa afirma que a tarifa zero é garantia de acesso à cidade para todas as pessoas. “Quando o transporte deixa de ser um custo, ele se torna um direito real, especialmente para trabalhadores informais, desempregados, estudantes e idosos”, diz a engenheira.


Luíza Gabriela Castro e Pamela Lima


Mariana |Museu lança programação até 2026


O Museu de Mariana já divulgou parte de sua programação cultural até 2026, com oficinas, exposições e eventos voltados à valorização da produção artística local.


A próxima ação confirmada é o Arraial do Museu, previsto para o dia 6 de junho, a partir das 18h. Também segue em cartaz até setembro a exposição Por Onde Flor, que apresenta obras de 19 artistas da Academia Marianense de Bordados, a partir de uma leitura poética da flora e das paisagens da cidade.


As atividades educativas são gratuitas e os eventos culturais adotam o modelo de ingresso solidário, que equivale a entrega de 1kg de alimento não perecível, destinado a instituições sociais do município. Educadores interessados em levar suas turmas para as oficinas devem se inscrever pelo e-mail educativo@museudemariana.org.br.


Segundo a coordenadora de Comunicação do museu, Janice Miranda, o calendário completo ainda está em fase de atualização, em razão de novas parcerias firmadas neste ano. As informações atualizadas estão disponíveis no perfil oficial do museu no Instagram (@museudemariana).


O Museu de Mariana está localizado na Rua João Pinheiro, nº 20, Centro. Funciona de quinta a segunda-feira, das 10h às 18h, e às terças, das 13h às 21h. A entrada é permitida até uma hora antes do encerramento das atividades.


Luíza Gabriela Castro e Pamela Lima


Ouro Preto |Criação de nova Unidade de Conservação Ambiental


A Prefeitura de Ouro Preto iniciou o processo para a criação do Monumento Natural Municipal Vale das Cavernas do Ojô, uma nova Unidade de Conservação Ambiental com 25 hectares, localizada no bairro Padre Faria. A área abriga formações naturais como cavernas, córregos e vegetação nativa que desempenham papel essencial na regulação climática e hídrica da região.


Na última terça-feira, 27 de maio, foi realizada uma audiência pública na Escola Municipal Professor Hélio Homem Faria, no bairro Padre Faria, para apresentação do projeto e discussão coletiva sobre sua viabilidade e benefícios. A proposta integra um conjunto de políticas públicas para preservação ambiental e sustentabilidade em âmbito municipal. 


De acordo com Hanster Silva, participante do Coletivo Palma Preta e morador do Bairro Padre Faria, são mais de seis anos de luta para transformar o Vale do Ojô em um monumento. “Esse é um passo muito importante, mas a luta não pode parar. A gente precisa também da contribuição da comunidade porque se não fosse a comunidade, a gente não teria feito nada”, destaca Hanster. 


Com a oficialização, o monumento se juntará às outras cinco áreas de preservação de Ouro Preto, fortalecendo o compromisso da cidade com a proteção ambiental. A iniciativa também reforça o reconhecimento do bairro Padre Faria como uma área de valor ecológico e histórico.


Bianca Almeida e Larissa Rimulo


Mariana |Bike Enduro Kids abre inscrições para edição 2025


Estão abertas, desde o dia 26 de maio, as inscrições para o Bike Enduro Kids, competição de mountain bike voltada para crianças e adolescentes de 4 a 15 anos. O evento acontece em 13 de julho, com largada às 9h30 na Praça Gomes Freire, em Mariana. As inscrições custam R$30 e ficam abertas até 30 de junho.


Inspirada no Bike Enduro, prova de mountain bike que acontece tradicionalmente na cidade no mês de julho, a versão infanto-juvenil traz percurso adaptado e acompanhamento de monitores. Cada participante inscrito receberá um kit com camiseta, medalha de participação e número de identificação. Além de incentivar a prática esportiva desde cedo, o evento também busca promover a integração familiar e consciência ecológica entre os jovens.


Miguel Dilly, 15 anos, atleta infanto-juvenil de Mountain Bike, conta que: “em 2023 tive a honra de competir na minha primeira prova oficial, que foi justamente o bike enduro. A partir dessa experiência, passei a me dedicar com mais foco nas competições e encarar o ciclismo como meu compromisso de vida.” 


O público presente no evento poderá, além de acompanhar a prova, participar da programação que também incluirá, no Jardim (Praça Gomes Freire), espaço recreativo, brincadeiras educativas e presença de food trucks. A prova é uma das principais iniciativas voltadas ao público infantil no segmento de esportes de aventura na Região dos Inconfidentes.


Bianca Almeida e Larissa Rimulo


Ouro Preto |Parque das Andorinhas promove a Abertura de Temporada de Montanhismo


No sábado, 31 de maio, começa a 6ª edição da Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM) no Parque Municipal das Andorinhas, em Ouro Preto. O evento ocorre também nos dias 1º e 7 de junho, em conjunto com a Semana do Meio Ambiente. Diversas atividades irão acontecer na unidade de conservação, como escaladas, trilhas, palestras e ciclismo, além de práticas educacionais e socioambientais. 


As ações são gratuitas e para maiores de 18 anos, sendo necessário levar 1kg de alimento não perecível na entrada. Para participar é preciso se inscrever através de formulário online. O evento oferece uma programação com diversas práticas esportivas, como mountain bike, slackline, corrida em trilhas, entre outros, e as vagas são limitadas. 


A ATM é uma parceria da Fundação Gorceix, Prefeitura de Ouro Preto, Parque das Andorinhas e Sociedade Inconfidente de Montanhismo e Escalada (SIME). Todas as oficinas serão ministradas por membros da SIME. Gustavo Broglio é escalador e um dos oficineiros, além de ser idealizador e fundador da Sociedade, e reforça sobre o cuidado ambiental durante o evento.“A forma de ação, de intervenção, ela tem que ser ética, cuidadosa com o espaço, mas ela não deve deixar de existir, então uma das bases das nossas oficinas é também trazer bastante essa consciência ambiental.”


Para mais informações sobre o cronograma das atividades, acesse o perfil @pmandorinhas no Instagram ou entre em contato através do número (31) 99873-0034.


Camila Nakashima e Cecília Quadros


Ouro Preto |Últimas semanas da exposição Fala Quilombo


A exposição “Fala Quilombo: uma palavra que tem história” se iniciou no final de abril e está chegando nas duas últimas semanas de exibição no Museu Casa dos Contos, localizado em Ouro Preto. Nascida no Museu Histórico de Itabira, Fala Quilombo expõe a história dos povos quilombolas da Bacia do Rio Doce e ganhou um novo recorte sobre a tradição do trabalho e da diáspora africana em território ouropretano.


Realizada pelo Instituto Fala Quilombo e em parceria com a Comissão das Comunidades Quilombolas da Bacia do Rio Doce, a exposição, de curadoria do artista plástico Douglas Aparecido, propõe um diálogo com as temáticas de afrofuturismo, ancestralidade e afeto, ressignificando espaço de cultura e memória.


A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 10h às 14h. A exposição permanece aberta até o dia 15 de junho. Para mais informações acesse o perfil no Instagram do Museu Casa dos Contos.


Camila Nakashima e Cecília Quadros


Ouro Preto |Recebe a peça infantil “Em busca da Gotinha Preciosa”, sobre conscientização ambiental.


Entre os dias 2 e 5 de junho, a cidade de Ouro Preto receberá o espetáculo infantil “Em busca da Gotinha Preciosa”. A peça tem entrada gratuita e busca conscientizar sobre a importância da água, ensinar sobre consumo consciente, sustentabilidade e preservação. O público alvo são crianças de 6 a 12 anos de escolas públicas.


Segundo a descrição do site do Ciência Divertida Cultural, projeto realizador do Diverteatro Viajante, o espetáculo é guiado por dois “cientistas malucos”, que compartilham suas diversas aventuras com as crianças, atravessando oceanos, enfrentando tempestades e realizando experimentos, com a ajuda da plateia. A peça tem como proposta democratizar o acesso à ciência, e por meio do teatro, despertar o interesse das crianças pelo conhecimento enquanto se divertem.

 

A apresentação é realizada pela Alero Produções, através do projeto Diverteatro Viajante, e patrocinado pela GS Inima Brasil – grupo que pertence à Saneouro –, com recursos da Lei Rouanet. As apresentações irão acontecer na Casa da Ópera nos dias 2, 3 e 4 de junho em três horários: 9h, 13h30 e 15h. A última apresentação ocorrerá no Grêmio Literário Tristão de Ataíde, no dia 5 de junho, às 11h.


Julia Zago e Juliana Siqueira


Mariana |Associações realizam reunião sobre os impactos da duplicação da BR-356. 


Na quinta-feira, 29 de maio, a Associação de Passagem de Mariana, em conjunto com a Associação do Bairro Chácara e Movimento dos Atingidos por Barragens, promoveu uma reunião para conscientizar a população envolvida sobre os desdobramentos da duplicação da BR-356. O assunto vem sendo abordado após a publicação da concessão que oficializou a obra. 


Desde o final do ano passado  a cidade realiza audiências públicas sobre o projeto. “Estamos unindo forças com todas as organizações das cidades que serão diretamente envolvida. Nosso maior desafio e objetivo é que a duplicação seja realizado de forma justa, respeitando a dignidade da pessoa humana e o direito à moradia é um deles”, comenta a representante da comissão dos moradores da Vila São Vicente, Raquel Aparecida.


Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), a licitação para a proposta do projeto de intervenção da duplicação da BR- 356 está marcada para o dia 10 de julho de 2025, e vai ocorrer na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. 


Julia Zago e Juliana Siqueira

Ouro Preto |Inscrições para cinema gratuito


O programa educativo da 20ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) está com inscrições abertas até o dia 5 de junho. O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura em parceria com o Instituto Cultural Vale, e oferece sessões gratuitas de cinema para escolas públicas e particulares do município, como parte da programação da mostra, que será realizada entre os dias 25 e 30 de junho.


Serão exibidos 15 curtas-metragens, escolhidos pela curadora do projeto, Ramina El Shadai, a partir de critérios como linguagem, conteúdo visual, narrativa e faixa etária. Ao final de cada sessão, os estudantes e professores poderão participar de um bate-papo com o objetivo de dialogar sobre os temas apresentados nos filmes.


Os curtas serão exibidos no Cine-Teatro do Centro de Artes e Convenções, com capacidade para até 500 pessoas. As escolas interessadas devem se inscrever no site oficial do CineOP.


Davi Lacerda e Mateus Del’Amore


 Ouro Preto |Projeto "Sextas Abertas"


A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) iniciou a edição 2025 do projeto Sextas Abertas. O projeto contará com nove edições mensais ao longo do ano, realizadas sempre às sextas-feiras. As atividades estão previstas para os dias 13 de junho, 11 de julho, 22 de agosto, 12 de setembro, 10 de outubro, 24 de outubro, 14 de novembro e 5 de dezembro. A programação inclui oficinas, palestras, apresentações culturais, feiras de arte e artesanato, entre outras ações abertas à comunidade. As inscrições para artistas e expositores interessados em participar estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.


A edição de 2025 teve início no dia 23 de maio, com atividades realizadas ao longo do dia no Casarão Pedro Aleixo, na Praça Antônio Dias. A iniciativa pretende movimentar a cena cultural de Ouro Preto até dezembro. As atividades irão ocorrer na sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, e também nos distritos de Antônio Pereira, Cachoeira do Campo e Santo Antônio do Leite. Para mais informações, acesse o perfil do projeto no Instagram


Davi Lacerda e Mateus Del’Amore


Ouro Preto |Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2026 é apresentado em audiência pública


Na quinta-feira, 29, a Prefeitura de Ouro Preto realizou uma audiência pública para a apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2026. A audiência ocorreu às 14h, na Casa do Professor, no bairro Antônio Dias, e reuniu representantes da Secretaria da Fazenda do município, além do corpo estudantil do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). 


O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias é o documento que estabelece orientações para a elaboração e execução do orçamento do próximo ano, visando estabelecer as metas e mostrar resultados que definem receitas e despesas futuras, além de orientar a estrutura da Lei Orçamentária Anual (LOA). 


O diferencial do projeto, apresentado pelo diretor de Planejamento e Orçamento, Luiz Barbosa, é que ele também vai orientar o Plano Plurianual (PPA) referente aos anos 2026 - 2029.  Durante a audiência, foram apresentadas as despesas e receitas previstas para o ano de 2026. O projeto será encaminhado até o dia 30 de maio para a Câmara de Vereadores.  


Ana Xavier e Sabrine Varjão


Mariana |UBS Previne Centro I tem horário estendido até às 21h


A Unidade Básica de Saúde Previne Centro I, conhecida como Previne, localizada na Rua Wenceslau Braz, nº 446, Bairro Rosário, teve o seu horário de funcionamento estendido até às 21h desde segunda-feira, 26. A determinação se apoia no Decreto nº 12.275/2025, que declara situação de emergência em saúde pública por 180 dias e permite a adoção de providências institucionais para diminuir os casos das doenças respiratórias registrados no município. 


A medida foi adotada diante do aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na cidade de Mariana. Em seu perfil pessoal no Instagram, o prefeito Juliano Duarte informou a alteração do horário de funcionamento da UBS, orientando quem apresentar sintomas leves a procurar a unidade da Previne. A subsecretária de Assistência e Políticas Públicas em Saúde, Larissa Souza de Oliveira, complementa e reforça que o atendimento no local é exclusivo aos pacientes vinculados à UBS Centro I.


A Previne atende moradores das seguintes localidades: Barro Preto, Centro, Colina, Cristal, Dandara, Estrela do Sul, Fonte da Saudade, Jardim dos Inconfidentes, Jardim Santana, Morada do Sol, Novo Horizonte, Nossa Senhora Aparecida, Rodovia dos Inconfidentes, Rosário, São Cristóvão, São Gonçalo, São Sebastião, Vila Aparecida, Vila Del Rey e Vila Maquiné.  


Pessoas com sintomas leves devem procurar as UBSs e aquelas com sintomas mais graves devem se dirigir à UPA, que também recebe reforços  no quadro de funcionários, totalizando nove médicos para o atendimento à população e mais um enfermeiro responsável pela triagem. 

A unidade Previne também tem estendido o horário de funcionamento da farmácia e um balanço sobre a quantidade de pacientes que procuraram a UBS desde a determinação da mudança de horário será feito neste final de semana. 


Ana Xavier e Sabrine Varjão


Mariana |Conferência de Promoção da Igualdade Racial


A II Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial ocorreu no Centro de Convenções de Mariana, na terça-feira, 27, com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. O evento reuniu especialistas, lideranças comunitárias, coletivos e representantes do poder público para discutir propostas e políticas voltadas à equidade racial.


A conferência contou com palestras, rodas de conversa e mini cursos, elaborados a partir dos eixos democracia, justiça racial e reparação racial. O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).


Houveram outras duas pré-conferências. A primeira, no Centro de Convenções de Mariana e a segunda na Associação Quilombola Vila Santa Efigênia e Adjacências, que contou com uma visita à Escola João Ramos Filho, localizada entre os distritos de Furquim e Cachoeira do Brumado. As pré-conferências tiveram como objetivo expandir o diálogo com os territórios, além de reunir as principais demandas das comunidades - Crasto, Embaúbas, Engenho Queimado e Vila Santa Efigênia - para serem debatidas na conferência principal.


Todas as ações foram abertas ao público, visando reforçar a participação da comunidade na construção de políticas públicas de inclusão.


Arthur Marques e Francisco Leite


Os espisódios da semana estão disponíveis no Spotify do Lampião.

Comments


bottom of page