top of page

Comunidade de Ponte do Gama enfrenta dificuldades com repasse de Complexo Esportivo pela Samarco

  • Julia Zago e Juliana Siqueira
  • 25 de ago.
  • 1 min de leitura

46ª edição


Ouça a matéria completa:



A imagem mostra uma reunião acontecendo em uma sala simples, com paredes brancas e janelas azuis abertas. No centro da imagem, há uma longa mesa de madeira, atrás da qual estão sentadas sete pessoas. Essas pessoas são, em sua maioria, homens de meia-idade, e há entre eles uma única mulher, branca e de cabelos castanhos. Na frente da mesa, há bancos de madeira com outras pessoas sentadas.
A visita técnica realizada no subdistrito de Ponte do Gama, no dia 31 de julho, foi uma continuação da audiência pública realizada anteriormente na Câmara Municipal de Mariana, onde representantes da Samarco e vereadores puderam conhecer de perto as situações enfrentadas pelos moradores em relação ao uso do espaço. | Cecília Caetano.

Após quase uma década do rompimento da barragem do Fundão, a Fundação Renova vem concluindo suas últimas ações indenizatórias antes de ser desmobilizada. A expectativa é que, a partir de outubro deste ano, a Samarco se torne responsável pelo processo. Entre essas iniciativas está a entrega de estruturas voltadas ao benefício da população de Mariana e seus distritos, entre elas, o Complexo de Esporte e Lazer da Comunidade de Ponte do Gama.


Inaugurado em agosto de 2023, o espaço conta com uma quadra poliesportiva coberta, campo de futebol, arena de cavalgada e lanchonete. Desde então, sua gestão está sob responsabilidade da Associação Comunitária de Moradores e Amigos de Ponte do Gama, que tem realizado manutenções e pequenas melhorias.


Entretanto, desde a entrega, a comunidade enfrenta desafios significativos: os custos elevados de manutenção, a dificuldade no crescimento da grama e o sistema de irrigação que não funciona corretamente. Diante desses entraves, o Jornal Lampião conversou com os vereadores Ítalo Henrique, José Sales e com o presidente da Associação de Ponte do Gama, Geraldo do Carmo, para entender melhor a situação.


Ouça a matéria completa em nosso Spotify.

Comentários


bottom of page