top of page

Mariana celebra o primeiro Pride Walk da Região dos Inconfidentes

  • Camila Nakashima e Cecília Quadros
  • 9 de jul.
  • 1 min de leitura

Atualizado: há 12 horas

46ª edição


Ouça a notícia na íntegra:


Organizado pelo coletivo Mães da (R)Existência, o Pride Walk reuniu a comunidade, apoiadores e autoridades locais em uma noite de celebração da diversidade. 


#ParaTodosVerem: desfile em ambiente interno, com luzes coloridas e decoração inspirada nas cores do arco-íris. Ao centro da imagem, um modelo caminha pela passarela em direção à câmera. Ele veste uma camisa com listras e calça jeans. A passarela é cercada por duas fileiras de cadeiras que acomodam o público. O fundo é decorado com uma cortina de tecido nas cores da bandeira LGBT+ (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo), ladeada por balões pretos. Luzes em tons vermelhos, azuis e roxos iluminam o ambiente.
Modelo desfila em passarela marcada pelas cores da bandeira LGBTQIAPN+, durante o primeiro Pride Walk em Mariana (MG), promovido pelo coletivo Mães da (R)Existência. | Foto: Cecília Quadros

No dia 28 de junho, Mariana se tornou palco do primeiro Pride Walk da Região dos Inconfidentes. O evento foi marcado por orgulho, visibilidade e resistência, reunindo pessoas LGBTQIAPN+, familiares, amigos, apoiadores e autoridades locais em uma noite de celebração da diversidade.


Organizado pelo coletivo Mães da (R)Existência, o Pride Walk contou com desfile, apresentação musical por Leandra Souza e Rei Guimarães e a premiação dos modelos. Se tornando um marco simbólico, mas que representa a concretização de uma luta por direitos, espaço e respeito em uma região que, aos poucos, tem valorizado e reconhecido a pluralidade.


A passarela foi usada como uma ferramenta de afirmação de orgulho, identidade e pertencimento. O coletivo e todos os demais participantes desfilaram com looks adquiridos em parcerias com comerciantes locais. O evento também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Mariana e do vereador Pedrinho Salete, que auxiliou a inclusão do coletivo no Conselho Municipal LGBTQIAPN+.


Além do desfile, o coletivo celebrou outras conquistas importantes, como a cessão de uma sala para acolhimento no Sindicato Metabase Inconfidentes, onde serão realizados os atendimentos para a comunidade, na Rua M, 186, Jardim Inconfidentes.


Instagram do coletivo: @maesdarexistencia.





Comments


bottom of page