Com novos planos para 2025, projetos sociais promovem inclusão e novas perspectivas para crianças, adolescentes e idosos em Mariana
O Centro de Referência à Infância e Adolescência (CRIA) e o Programa Municipal de Atenção à Pessoa Idosa (RecriaVida) retomaram suas atividades em Mariana no dia 27 de janeiro, após encerrado o período de matrículas e rematrículas. O público atendido é, respectivamente, de 6 a 17 anos e a partir de 60 anos.
Os dois espaços, tanto o CRIA quanto o RecriaVida, estão localizados, lado a lado, na Rua Dois de Outubro, à altura do número 210, na Vila Maquiné.


Planos para 2025
Com a retomada das atividades, Cristóvão Gonzaga, coordenador da proteção social básica, comenta os planos para 2025: “Estamos trabalhando para fazer a descentralização do CRIA e do Recria. Primeiramente, a nossa ideia é focar no bairro Cabanas, porque tem uma demanda grande de crianças e adolescentes que querem vir”.
A nova gestão também planeja expandir as atividades para os distritos. Além da descentralização, a integração de grupos de estudos na programação dos monitores e equipe técnica ainda está em discussão.
A fim de assegurar o espaço de valorização, convivência familiar e comunitária, a psicóloga do RecriaVida Juliana Ramos, tem a intenção de promover encontros intergeracionais entre o Recria e o Cria. Ela justifica a proposta afirmando que: “A sociedade atual caminha para a desvalorização do idoso, do saber, da memória e da oralidade”.
Comments