top of page

Desapropriação dos territórios atingidos pela Barragem de Fundão

  • Alice Pereira e Gabriel Ferreira
  • 8 de jul.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 20 de ago.

46ª edição


Reunião realizada na quinta-feira (26) entre atingidos, Prefeitura e Samarco debate desdobramentos sobre a desapropriação e tombamento dos territórios dos subdistritos de Bento Rodrigues e Paracatu.  


Ouça a matéria completa:


Bento Rodrigues e Paracatu, subdistritos de Mariana, foram severamente atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015. A desapropriação dessas áreas está prevista no acordo de repactuação, mas gera grandes preocupações nas comunidades afetadas, especialmente no que diz respeito à forma como o processo será conduzido e à destinação das terras, que se tornarão bens públicos. Durante as discussões sobre o reassentamento, também foram abordadas questões relacionadas ao possível tombamento das áreas impactadas e à criação de um memorial em homenagem às vítimas do desastre. 


 Uma sala com paredes brancas com pessoas e sentadas em cadeiras ao redor de uma mesa retangular de madeira, participando de uma apresentação. Há uma mulher ao fundo com camisa listrada preta e branca que fala para o grupo enquanto a tela na parede exibe slides. Algumas pessoas estão com notebooks no colo ou sobre a mesa.
Reunião sobre desapropriação dos terrenos atingidos na Casa do Empreendedor, em Mariana. | Foto: Gabriel Ferreira

O Jornal Lampião acompanhou os desdobramentos da reunião e ouviu moradores e instituições envolvidas no processo de desapropriação dos territórios de Bento Rodrigues e Paracatu. Confira a cobertura completa no Spotify.



Comentários


bottom of page